01 junho 2006

Novela da Literatura

Diz o Saramago: “Os hábitos de leitura pertencem a uma minoria. Em Portugal é assim, sempre foi e sempre será (…)”

Agora eu compreendo porque é que este senhor foi o prémio Nobel da Literatura! O homem é um prodígio! Mas como é que ele sabe estas coisas?
Sim, nesta frase está bem presente o meu sarcasmo… Eu não gosto do homem!
1º- Tem nome de erva daninha, daquelas com que se alimentam coelhos;
2º- Ganhou um Nobel, coisa que nunca me vai acontecer…;
3º- Faz parte da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura e diz uma coisa uma coisa destas…
Ok!
Como é feito um estudo destes?
Contabilizam-se os livros, revistas e jornais vendidos e fazem-se as continhas. Ou então telefona-se para uma amostra de 1000 pessoas e questiona-se os seus hábitos de leitura.
Ora bem… (adoro esta expressão, dá a entender que sei do que vou falar…) se for da primeira forma penso que o estudo não é nada coerente com a realidade uma vez que existe a Net e as pessoas cada vez lêem mais as noticias online, é mais rápido e mais barato.
Se for da segunda forma, provavelmente telefonaram só para pessoas em Lisboa e não contemplaram aqui o pessoal do interior, o que é mau porque há por aí muito bom pastor a ler a revista Gina.

O que eu queria destacar era a genialidade do comentário do “Nobel” porque ao preço que estão os livros quem é que pode ter hábitos de leitura? Só os ricos!
Como é que alguém faz parte de uma Comissão de Honra de uma coisa em que não acredita? Será pela nobre causa de influenciar e incutir às pessoas hábitos de leitura ou porque vai “pingar” alguma coisa?

Já agora… outra coisa que me faz “espécie” e classifiquem-me como bem entenderem… mas eu sou a favor de que todas as plataformas informáticas deviam ter um corrector ortográfico automático, desde os blogs aos fóruns, dos mails a uma simples SMS, e sempre que se enviasse ou publicasse alguma coisa ela era imediatamente corrigida.
Sinceramente ando fartinho dos bjs, dos qq, dos tb, dos x e dos k’s!!!
Uma das coisas engraçadas que aprendi foi que a língua está em constante mutação e evolução e essa é uma das coisas que mais me assusta também porque o simples facto de pensar que os meus netos vão escrever ou falar assim, encarquilha-se-me aqui “as partes”.

Quanto a mim, posso dizer-vos que tenho hábitos moderados de leitura e que não existe rótulo de champô ou caixa de sabonete que me escape quando estou sentado no meu local de meditação preferido…



A besta…



42 comentários:

  1. Como fico aliviado por ler este post. Pensava que era o único que não gostava do estilo impertigado do "nosso" Nobel da literatura ou Nobél como ele diz. Realmente como pode alguem dizer isso e fazer parte da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura?? O homem está empoeirado(com pó) tem a mania esqueceu que é de origens modestas, é um mau exemplo de Português. Os emigrantes vão ou foram para fora ganhar "o belo" porque aqui não dá, mas depois voltam, este cromo vive em Espanha e ainda manda papaias ...

    ResponderEliminar
  2. acreditam q eu ando pra ler um livro á sensivelmente dois anos...
    é verdade ainda só li 4 ou 5 paginas mas pronto
    se alguém tiver o sº cipriano, eu gostava de dar uma vista de olhos nesse tao livro.
    abraços e beijos prás meninas

    ResponderEliminar
  3. Jorge, coincidência do caraças, também ando a ler esse fabulástico livro, "Técnicas de Tratamentos de Efluentes Gasosos"!! Sempre que o começo ler, entro numa viagem alucinante onde levo a imaginação ao rubro!! Leiam que vale a pena!

    A CENA ENGRAÇADA DA LEITURA É MESMO ESSA, É "VIAJARES" NAQUELA HISTÓRIA!

    Há livros que já me deram muito gozo ler, outros que nem por isso e alguns que acabei por deixar porque simplesmente não me prenderam em nada! E depois há aqueles, que leio por imposição, e que quase vomito só de olhar prá capa...

    É verdade que a NET é um mundo de informação e é muito prática...só precisas de clicar nas merdas!
    A CENA É QUE A NET NÃO SE DESFOLHA, NÃO TEM CHEIRO E NÃO É 100% CREDÍVEL! Eu ainda sou daquelas que vai prá biblioteca requisitar livros...e depois pagar multas :-))

    O livro que mais luta me dá a ler é "O pensamento", todos os dias pego nele e todas as vezes encontro linhas indecifráveis!!! MUITO FILME DE LONGA METRAGEM...

    Quanto ao Saramago...nunca o li!

    Bjs, jitos, jinhos e jocas!!! :-))

    ResponderEliminar
  4. DESCUBRAM OS ENCANTOS DA LEITURA!

    Seja em histórias aos quadradinhos, num romance, num jornal, numa revista, numa imagem, numa música, numa dança, num movimento, numa expressão, num olhar, num rosto...

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo Susana...
    E o cheiro do tinta dos livros levam-me sempre numa viagem até à minha infância, altura em que o dinheiro era pouco (não é que agora seja muito...) e os livros passavam das minhas irmãs para mim e de mim para o meu irmão.
    O som do desfolhar, o silêncio envolvente, o copo de whiskey ao lado... ALTO! Mas quem é que eu quero enganar afinal?
    Contam~se pelos dedos das mãos os livros que eu já li. Estamos a falar no verdadeiro sentido da palavra, capa grossa, prefácio, agradecimentos e até fitinha para marcar a página. No entanto, devoro tudo o que é informação (e quando falo dos rótulos dos shampôs não é a brincar...) desde ávido consumidor de banda desenhada à revista Gi.. Maria, da Super interessante ao espectacular almanaque popular Seringador tudo o que vier morre!!!
    E nos grupos de intelectuais quando me perguntam qual o meu livro de cabeceira eu digo: Sapo ADSL 4 megas!!!
    Nisto não concordo muito com a Susana, penso que a Net é tão fiável como os jornais ou televisão. Depende do sitio onde procures e olha que há para todos os gostos...
    É como tu comprares o Público e o
    Jornal Correio de Setubal, qual é o mais credivel?
    E a televisão, será que é credivel? Como o escândalo do arrastão em Carcavelos, que afinal não houve arrastão nenhum...
    A televisão e os media em geral têm esse poder de manipular as massas, os livros são diferentes.
    Sei que isto não tem muito a ver com o tema, mas achei interessante comentar...
    Lembro-me que há dez anos atrás não me podia deitar sem ler, e ficava mesmo irritado quando não tinha nada para ler. Agora não me posso deitar sem vir ao blog... como as coisas são!
    Estranho... ou coincidência, falo mal do Saramujo e no entanto já li dois livros dele. NÃO ACONSELHO!!!

    ResponderEliminar
  6. "Técnicas de Tratamentos de Efluentes Gasosos" não li. Estou á espera do filme dizem que é muito bom. :-))
    Tenho uma coisa para confessar eu tenho um grave problema em escrever Portugues correcto. Na primária muitas vezes não podia ir jogar à bola no intervalo porque dava muitos erros no ditado. Pronto já disse.
    Quando cheguei ao ciclo, agora é o 2º ciclo, (quer dizer, na realidade é a ACERT) deixei porcompleto de usar vírgulas e acentos. Acabei o 11º com aulas de compensação a português com o professor de uma paciência infinia a explicar as regras da acentuação e outras da primária ...
    Na realidade ainda acho que "casa" devia ser com "Z". Porquê usar "CH" quando temos o "X"??
    Sou um pouco quadrado.
    As virgulas, ok, afinal temos de respirar, não é?

    ResponderEliminar
  7. Só uma dica para encontrar ficheiros de texto no google, esceve a palavra que queres procurar, depois espaço seguido de "filetype:pdf".
    Quem já sabia faça de conta e diga aquele Haaaa!!! de admiração.

    ResponderEliminar
  8. Bald... theshitboy,
    Hoje fiquei em estado de choque quando o Niko me disse isso mesmo!!!
    Então é assim?
    Ninguém nos diz nada? Temos que saber pelos outros e por revistas, que país é este afinal?
    De qualquer forma... lembrem-se meus amigos que a nossa ligação à BESTA, o conceito, é diferente!
    A nossa Besta não é a do Apocalipse!!
    Ok, podia ser mas se calhar já tinhamos que fazer rituais satânicos e arrancar umas cabeças a uns ratos, encruzilhadas à meia-noite,...
    O que também seria interessante não fosse o facto de um gajo correr o risco de ser atropelado aí num cruzamento qualquer!!
    A primeira confederação das bestas do país foi no dia 20, portanto para mim... QUAIS 6/6/6, É MAS É 20/5/06!!!

    ResponderEliminar
  9. Eu pessoalmente não gosto de ler, por isso literatura não é o meu forte, mas em relação ao Saramago, vi uma ou duas entrevista dele, e como pessoa não acho nada razoável e humilde, então não posso comentar nada a não ser dizer que eu não gosto dele, além do mais voltamos à velha máxima de termos orgulho em ser PORTUGUESES, mas temos vergonha de alguns portugueses.....

    ResponderEliminar
  10. pessoal sabem que dia é amanha?
    É O DIA DA BESTA, sim amanha é mesmo o dia da besta tá escrito á muitos anos este dia disignado por o dia da besta tá marcado na história.(666) é verdade amanha é o dia 666 para perceberem melhor é o dia 06/06/06
    muito cuidado
    medo muito medo

    ResponderEliminar
  11. Boas novas joventude,
    Deixem-me só dizer uma pequena frase de um grande poeta e escritor
    Mário Quintana "O VERDADEIRO ANALFABETO NÃO É AQUELE QUE NÃO SABE LER, É SIM AQUELE SABE E NÃO LÊ"

    ResponderEliminar
  12. "JOVENTUDE" "GANDA" ERRO JUVENTUDE DESUPEM

    ResponderEliminar
  13. Pois eu leio tudo o que me aparece à frente, sou viciado em leitura o que posso fazer? Tenho uns quantos livros que me marcaram, mas um em especial: O Kamassutra!!
    ò Bruno já que andas atento aos erros então e o do Niko:" amanha é mesmo o dia da besta tá escrito á muitos anos". Este À é com H!!!!
    Quanto ao Saramago não posso comentar ainda não li nenhum livro dele.

    ResponderEliminar
  14. saramago saramago
    que puta de cabeça dura
    tinhas que ser tu a ganhar
    o nobel da literatura

    tens mania qu és esperto
    (para rimar com castanha)
    nao podias ficar perto
    foste morar pra espanha

    toma lá morangos

    concordo comtudo o que foi dito até agora

    "MR"

    ResponderEliminar
  15. Ó Tojó quando é que tu metes um post sobre sexo?

    TATOO&BOHÉMIA

    ResponderEliminar
  16. Sexo??
    Que rica ideia!
    Vai ser o próximo post...
    Fragmentos de javardisse (parte II)
    Já tenho titulo e tudo!

    ResponderEliminar
  17. já que é dia das bestas vamos fazer um jantar :-)

    já estou cheia de medo...

    ResponderEliminar
  18. Técnicas de Tratamento de Efluentes Gasosos não é um livro, é um filme…de terror!!!
    “A atomização hidráulica processa-se quando o líquido a alta pressão é forçado a passar em rodopio tangencial ou por impacção directa num orifício…”
    “A exemplo dos gases, a estimativa da difusidade em líquidos assenta numa concepção de uma estrutura para a organização espacial…”
    “Os instrumentos actuais de medida da abundância de um gás numa mistura assentam sobre princípios específicos sensíveis à fracção numérica das moléculas da substância presentes numa mistura gasosa e não à massa dessa substância”.
    Mas o que é isto?????? Eu sei que as frases estão fora do contexto, mas acreditem, não há contexto!!!
    Quanto aos hábitos de leitura, não sei se as pessoas lêem muito ou não, mas pessoalmente, não posso andar muito tempo sem ler um livro e recomendo, o que custa é o primeiro...;))

    ResponderEliminar
  19. há de haver e á de existir
    abráço infiltrado

    ResponderEliminar
  20. Nikodrum estás baralhado... mas eu vou-te ajudar...
    Há com H é sempre que eu existir...
    Beijos

    ResponderEliminar
  21. "o líquido a alta pressão é forçado a passar em rodopio (...) directa num orifício…"
    Isabel, mas afinal o que vem a ser isto???
    Badalhoca é o que é!!! :-)

    ResponderEliminar
  22. Gostaria de deixar um apanhado geral das ideias que por aqui passaram.
    O Xicote mandou uma chicotada ao Saramago mas no fundo gostava de escrever como ele. O Jorge pelo contrário, lê até que os olhos lhe doam! O Nikodrum tem que comprar um livro de 4 ou 5 páginas, o S. Cipriano é muito grande para ti.
    O Pajó é o que lê mais!
    A Susana quando não está a ler o pensamento está agarrada às suas Técnicas de Tratamento de Efluentes Gasosos. A Zena não sabe o que é a leitura!
    O Tojó só lê quando está na casa de banho e esses livros, sim, têm cheiro!
    O Roadsailer apesar de não ler sabe o que diz. Já agora Nikodrum, o infiltrado tem razão, vê lá essa escrita. Continuando...
    "MR" grande poema!:-)
    Isabel, a primeira vez custa sempre e deixa a obcessão pelas Técnicas de Tratamento de Efluentes Gasosos.
    Eu, o Balanço, sou a tristeza que se vê.

    ResponderEliminar
  23. Eu, o Balanço, sou a tristeza que se vê...

    ResponderEliminar
  24. Tem calma balanço!!!
    Já percebemos...
    :-))

    ResponderEliminar
  25. Balanço: tem que tratar esse seu efluente gasoso, pois está ligado no cerebro e isso nao é nada bom prá depois leres os pensamentos.
    xi córação

    viva portugal

    ResponderEliminar
  26. podem também fazer comentários na foto do dia...
    não tenham medo, o dia do medo já passou :-)

    ResponderEliminar
  27. ATENÇÃO! Não fui eu que escrevi o segundo comentário...alguém o escreveu com o meu nome! Isso não se faz!! Podem-me fazer as críticas que quiserem, aliás, é isso mesmo que eu quero, agora comentarem com o meu nome é que não!
    Pó brasileiro um abraço, porque foi o único que me alertou para um possível problema de condução de gases! Aproveito para lhe dizer que lhe aconteceu o mesmo no momento que escreveu este comentário!
    Compreendo-te, amigo!
    Prá pessoa que escreveu com o meu nome: não voltes a fazer isso!!
    Cada um é responsável por aquilo que escreve. Ao tomar este tipo de atitudes, a pessoa que escreveu no meu nome, só revela uma falta de respeito enorme por todos os bloggers!

    ResponderEliminar
  28. Meninos e meninas, alguém se anda a portar mal!!
    A melhor maneira de combater isso é registarem-se para evitar confusões do género.

    ResponderEliminar
  29. curti bués o teu beijo. foi um beijo infiltrado:-) dois beijos pra ti e obrigada por me desembaralhares.

    ResponderEliminar
  30. eu tava com esperança q acontece-se alguma coisa sei lá que a besta desse um peido um suspiro um berro; mas coitado tá ha tanto tempo sem ouvir falar dele que até já perdeu o hábito de se manifestar.
    é uma pena pois eu esperava que acontece-se algo para lá do normal, ou seja anormal ou paranormal ou... infiltrado tou a precisar de ajuda dás uma mãozita ;-)

    ResponderEliminar
  31. Nikodrum ainda bem que curtiste mas os beijos não eram para ti, eram para as meninas, não dou beijos a gajos!
    Já agora e não leves a mal mas... os homens dizem sempre obrigado independentemente a quem se queiram dirigir. Já as mulheres dizem devem dizer obrigada!
    Não sei se era neste sentido que solicitavas a minhau mãozinha mas não podia deixar de fazer o meu reparo.
    Beijos às meninas e abraço forte para ti

    ResponderEliminar
  32. ATENÇÃO:

    É À -->
    E HÁ --> HAVER

    EXEMPLOS: EU ESTIVE À POUCO CONTIGO
    NESTA FONTE HÁ MUITA ÀGUA

    ResponderEliminar
  33. Bruno brigadão pelo apoio. Já toda a gente reparou que não faltaste à aula quando a prof deu essa matéria ;)

    ResponderEliminar
  34. Pois Bruno, acho que estás um bocado confuso. Existem realmente as duas palavras e escrevem-se exactamente assim, mas o exemplo que tu deste é que não está correcto. Não se deve dizer nunca "à pouco" mas sim "há pouco". Este "há pouco" refere-se a uma quantidade de tempo e como tal deve-se usar sempre o "há". Quando houver dúvidas, pensem em substituir o suposto à por àquele ou àquela, se for possível, usem o à, se não, então usem o há.
    Neste exemplo que tu deste: Eu estive àquele pouco contigo - não é possível! Mas se for p ex eu fui à praia ou eu fui àquela praia então já faz sentido!
    Ler, além de ser divertido e de se aprender imensas coisas, também ajuda a falar e a escrever correctamente!

    ResponderEliminar
  35. esqueçam a lá essa cena dos erros e érrrempra frente errrar é tar vivo quem nao érrra nao existe.

    ResponderEliminar
  36. Isto está com muito nível.
    Só alguns recados:
    - balanço 1, gostei;
    - balanço 2, deixa-te disso, come antes uma peça de fruta que te faz melhor!!
    - smolita, não consigo ir lá!!
    - isabel, esse livro não foi escrito pelo Leonardo da Vinci?
    - nikodrum vs infiltrado, love is in the air

    ResponderEliminar
  37. "Errar é humano."
    "Penso, logo existo."

    De uma forma matemática:
    errar = humano
    penso => existir
    (=> como símbolo de implica)

    substituindo a 1ª na 2ª:
    errar => existir

    Confere com o que disse o Anonymous. Adeus.

    ResponderEliminar
  38. Eu não ponho isso em causa, errar é humano, sem dúvida. Mas acho que anda no ar sensibilidade a mais!!!
    Só se pode mandar beijinhos e abraços? E dizer que não sei quem é o maior e que o outro é o meu ídolo?
    Eu gosto que me corrijam quando érro, só assim é que posso aprender, agora se o pessoal fica com a sensibilidade ferida então aqui vai: jokinhas e xi-coração para os meninos:)))

    ResponderEliminar
  39. Esqueci-me de meter o nome - foi um lapso - fui eu que escrevi o comentário...

    ResponderEliminar
  40. Pessoal, estou maravilhado com o que se passa aqui!!!!
    Já não vinha cá desde a última vez e fiquei assim... QUÊ????
    É correcções de erros, bocas, amor, sensibilidade, dicionários, "herrare é o mano", etc
    'Tá-se! Até gosto do que clima de interacção, mas tenham calma, ok?
    É pá, erros todos damos, erros todos fazemos e não é por aí...
    Continuem...
    (já não sei quem é quem!!!)

    ResponderEliminar
  41. Eu só consigo aprender errando.
    É a forma mais básica e antiga de aprender.

    ResponderEliminar

Comentários