13 março 2015

Café, bica ou cimbalino?

Resultado de imagem para café bica cimbalino

Café… Não há qualquer dúvida que é a bebida mais popular do mundo.
Sabiam que, acredita-se que o café foi descoberto no século 9, quando um pastor de cabras percebeu que os seus animais ficavam mais excitados, após comerem algumas bagas vermelhas de uma árvore? Eu também não mas fui ver à Internet. :)

Senti necessidade de escrever este post porque, primeiro adoro café e segundo porque ouço (ou oiço?) muitas vezes junto às máquinas de café dizer:” ah não, para mim o café tem que ser sem açúcar, porque gosto de sentir o sabor do café…”
QUÉE?
Eu tomo café com açúcar porque gosto de sentir o sabor do café doce. Pronto, toma e embrulha!!
Quem gosta de sentir o sabor de um chá, adivinhem só? TOMA UM CHÁ. Quem gosta de um café pingado doce, adivinhem? TOMA UM CAFÉ COM LEITE E AÇUCAR! DAAAaaa…
Eu gosto do sabor de uma sapateira acompanhada com um verde fresquinho e não a como crua. Cozo-a e adiciono-lhe ovo e maionese, etc

Pela minha pesquisa, o nome BICA vem de Beba Isto Com Açúcar. Parece que o nome foi dado por o dono de um café ao ver que as pessoas achavam a bebida muito amarga. Embrulha, Gajo-que-gosta-do-café-sem-açúcar-porque-é-o-verdadeiro-apreciador-de-café!!
Sim, sim eu acalmo-me… mas isto irrita.

Abatanado, carioca, expresso, cappuccino, descafeinado, italiano, cheio, garoto, chinesa, etc, etc, são tudo nomes ligados a esta porção de droga que ingerimos diariamente e que, segundo reza a lenda, é um medicamento brutal para prevenir aquelas coisas da velhice.
Além disso, tomar um café é um motivo para uns dedos de conversa, sair, estar com amigos. Aliás eu conheci a minha Lúcia assim. Fui tomar um café e lá estava ela…a tomar café. Que por acaso tinha ído… tomar café com a irmã e amigas. De repente aparecem os meus amigos que também tinham ído… pois… tomar café. E lá continuámos todos a… beber cerveja! E namorámos, casámos, tivemos filhinhos… tudo por causa de um shoot de café.

O termo que eu mais gosto é do café com um cheirinho. Mas também já ouvi:”dá aí uma bôrra ó Zarolho!”