03 janeiro 2006

Fazer ou não fazer...

Este post foi-nos enviado pelo Francisco Marques:

Fazer ou não fazer

Já há muito tempo se chegou à conclusão que o que fazemos e experimentamos em pequenos nos condiciona a maneira de ser mais tarde.
Então, ver crianças a brincar é muito engraçado, para não dizer outra coisa.
Há crianças que ganham gosto por fazer coisas.
Nas brincadeiras gostam de fazer acontecer, gostam de criar e no fim sentem uma alegria especial por verem a obra feita.
Por exemplo se a tarefa for fazer um boneco de plasticina, cortam, torcem, amassam e depois de várias tentativas chegam a um ponto em que consideram ser o melhor que sabem fazer e até ficam com orgulho neste ou naquele detalhe mais bem conseguido.
Este gosto vai ser determinante para o seu futuro... ou será que já devo dizer limitador?
Outras crianças há que não encontram gosto nenhum em fazer e rapidamente se apercebem que como não se envolvem na realização da tarefa podem ver o trabalho do vizinho e também do outro mais além...
Conseguem ter uma visão mais global das coisas e ao mesmo tempo apreender os vários truques que cada um vai desenvolvendo.
Este distanciamento das conquistas individuais dos fazedores à medida que evoluem no trabalho dá-lhe uma perspectiva diferente do mundo (bird view) dá-lhe uma sensação de tudo-saber e de tudo-controlar
Esta criança que não quer, não gosta e não sabe fazer nada acaba por desenvolver um ascendente sobre os outros.
Esta criança vai tornar-se um chefe.
Sabe como se faz mas não sabe fazer.
Não tem gosto em fazer mas compreende o efeito do fazer com gosto.
A primeira criança com o tempo fica viciada no prazer que dá ver nascer obras que têm um pouco de si mesmo e tem grande dificuldade em levantar a cabeça. Enquanto faz pensa que todos também estão empenhados em dar o seu melhor para acabar com toda a perfeição a obra e tem a primeira desilusão.
No fim da obra quando levantar a cabeça e olhar em redor já é tarde.
O simpático colega que não há muito tempo lhe tinha perguntado sobre detalhes do seu trabalho, agora veste fato, explica os objectivos para os próximos anos, fala sobre a crise, a recessão e a ameaça do leste e da china e de sacrifícios...
Já lhe deram um cartão de ponto, foram definidos objectivos, agora é só fazer...
Bem, vou andando, é que eu tenho umas coisas para fazer.
Adeus, até à reforma...
Xico

24 comentários:

  1. Obrigado Xico, estamos a precisar de mais cenas dessas por aqui.
    Está fixe e só espero que seja um original teu...
    Gr Abraço!!!

    ResponderEliminar
  2. Outra coisa... envia mais alguns e adiciono-te como administrador, 'tás nessa?
    Portem-se!

    ResponderEliminar
  3. Ó Xico! o texto está 5 estrelas!!!

    Ó Tojó! não devias ter posto em causa a autoria do texto!!

    Lol
    Fiquem bem.

    ResponderEliminar
  4. O que voçês precisam não é destas merdas que escrevem para aquim, mas sim de terem coragem e força de vontade para encarar as pessoas e fazer algo que voçês gostam e vos dá prazer, e aí sim as pessoas podem escrever o que quiserem sobre voçês.
    Agora tudo que possa ser escrito é apenas por vos conhecerem e querem ser simpáticos, porque quem escreve se na verdade disser o que sente, provávelmente vos diria que voçês não fizerem nada em especial ou diferente de muitos outros que também tiveram ideias de formar uma banda, mas só passam de ideias e nenhuma força de vontade, emboram vos digam que gostam desta ou daquela musica, mas na realidade estão a ser simpáticos.
    Porque voçês não têm humildade3 suficiente para se juntarem novamente e voltar a encarar os problemas que vão surgindo, isto porque é mais fácil, virar as costas e fugir do que ficar e enfrentar os problemas. Ainda não esquecendo o protagonismo que alguns de voçês gosatm de ter. Mas não vale apena continuar a dizer mais nada porque voçês apenas querem dizer que já fizeram isto ou aquilo, mas na realidade voçês não fizeram nada, ou melhor só fizeram merda. E se pensarem bem no percurso que já fizeram, têm muitos exemplos, e estou a falar mesmo do vosso início, desde as primeiraas vezes que começaram a tocar. Se calhar nem se lembram onde foi...
    Por isso tenham "COLHÕES", muita coragem e principalmente força de vontade para irem para a frente e resolverem os problemas e encararem as pessoas e façam algo de útil, ou voltam a tocar ou acabem com a merda do blog, da página da net e outros comentários que eu já fui ouvindo por aí.
    Se quiserem continuar (TEREM CORAGEM PARA SAIR DO COVIL)eu serei o primeiro a dar-vos força e a apoiá-los naquilo, que voçês precisarem.... " THE ROADSAILER"

    ResponderEliminar
  5. Olá "THE ROADSAILER" !
    Em primeiro lugar obrigado por nos teres enviado um comentário, e penso que foi um comentário bastante positivo e um incentivo para todos.
    Lembra-te apenas que o protagonismo de alguns é o sucesso de outros e falar na 2ª pessoa do plural é sempre mais fácil...
    Quanto ao percurso dos BEAST, na minha opinião, foi excelente para uma banda de músicos da "street", do mais "naíve" que se pode encontrar.
    Claro que é preciso muita força de vontade e coragem para fazer uma banda, mas por mais que um gajo tente fazer um esforço para tocar, ouvir e aceitar certas coisas não se pode ir contra a própria natureza, e ou se muda para aquilo que julga ser melhor ou se chega a um ponto de rotura. Mas como já disse no post de sábado, as prioridades mudam mas as vontades permanecem e nada é definitivo porque acredito que o tempo mata essas cenas más todas.
    Agradeço tudo o que disseste, mesmo em relação ao blog. Ok, não gostas e achas uma treta, tudo bem, é a tua opinião e eu respeito-a.
    Abraço e fica bem!
    Ah! A primeira vez foi no Estado Liquido no Botulho... e foi altamente!

    ResponderEliminar
  6. Tójó o que tem o THE ROADSAILER"? será indisposição?

    ResponderEliminar
  7. Olá Xico!! Bem vindo!
    Penso que o "Roadsailer" apenas desabafou com o pessoal cenas que se passavam na cabeça dele. A culpa em grande parte é minha que tenho um feitio (que todo o pessoal já conhece), lixado. Mas será sempre bem vindo qualquer comentário que o pessoal queira. Lembro que, eu não modero os comentários e por isso qualquer pessoa pode logo publicá-los.
    Em relação a ti... quando é que nos brindas com mais um fantástico post, ãh?
    Fica bem!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. teste...olá pessoal!

    ResponderEliminar
  9. Com que então "THE ROADSAILER" nunca fez nada de relevante que possa ser publicado num blog? Pois fique sabendo Sr."baldeador" que o Sr. Não sabe nada sobre a minha pessoa, por isso o simples facto de o Sr. me estar a tratar na 1ª pessoa sem me conhecer já denota a sua falta de educação e a sua pouca cultura.
    Em relação ao protagonismo que os "BEAST" atingiram provalvelmente, ou mesmo de certeza o Sr. não sabe de nada, nem mesmo um pouco sequer, quanto a esse assunto eu já posso falar bastante, com conhecimento de causa.
    Em relação ao Sr. não concordar comigo, aceito plenamente a sua opnião, estamos num país livre, ainda que seja um país de merda, mas quanto a isso eu não posso fazer nada. Por isso se algum dia quiser discutir directamente comigo este assunto eu estarei inteiramente à sua disposição para o fazer, basta para isso que o senhopr me contacte, poderá ser através deste blog. Muito Obrigado.:::::"THE ROADSAILER#:::::...

    ResponderEliminar
  10. "The Roadsailer", tiveste atitude, foste politicamente correcto e por isso subiste muitos pontos na minha escala de respeito e penso que na consideração de todos os frequentadores do blog.
    Pois é "baldeador", agora aguenta-te!!!

    ResponderEliminar
  11. Na sexta feira mal deixei o trabalho rumei a casa com um só objectivo: Desvendar quem é afinal o Sr."THE ROADSAILER"? O que faz de tão relevante que mereça os holofotes deste blog??? Comecei a minha pesquisa pela net e… Nada! Li jornais, revistas (e olhem que nem as cor de rosa me escaparam!) … Nada, mesmo nada, não encotrei uma única referência ao Sr."THE ROADSAILER"? ! Não pode o Sr "THE ROADSAILER" dizer que não tentei! Das duas uma, ou o sr não fez mesmo nada de relevante (…) ou então estou a procurar no lugar errado! Parece-me portanto que o Sr. não procura dar-me uma resposta mas sim a sua auto promoção!! Ah… deixe que lhe diga que está no lugar certo! Este blog não tarda e vai ser um dos mais lidos na península ibérica e arredores!!!! Assim como os Best quando saírem do covil tb vão ser dos mais ouvidos!!!

    Aquele abraço

    O Baldeador

    ResponderEliminar
  12. Pois deixe que lhe diga Sr. Baldeador, que não pretendo nenhum protagonismo, ao contrário do que o Sr. pensa, pois também fique sabendo, que nem sempre as pessoas que fazem ou têm as melhores atitudes ou feitos, aparecem nas revistas ou noutros canais de informação. Pois repare que os indíviduos que ao longo dos anos fizeram ou protagonizaram os maiores feitos de sempre e que para sempre ficaram na história, raramente procuraram o protagonismo por fazerem algo, mas sim exactamente o contrário, sempre tentaram passar de forma incógnita. Para um simples exemplo tem o dos escritores, que quase sempre optaram por pseudónimos em vez de usarem o próprio nome. E pode ter a certeza de que eu mais que ninguém, e posso afirmar isto com toda a convicção, desenho que os "BEAST" saiam do covil, pode ser que nessa altura o Sr. possa entender sobre aquilo que eu falo.
    Acredito também que o Sr. fala dos "BEAST" porque os conhece, e espero que já tenha ouvido algumas das músicas deles, caso contrário, peça ao Tójó que lhe empreste algumas das músicas que eles criaram, e depois talvez me entenda, e espero que sim. pois também espero vir a conhece-lo pessoalmente para lhe conseguir explicar a razão da minha tristeza em relação aos "BEAST".
    Muito obrigado pelo tempo que disponibilizou a ler os meus textos e a responder. Até sempre e o meu muito obrigado....::::"THE ROADSAILER"::::....

    ResponderEliminar
  13. Roadsailer e Baldeador: como vocês estão a ser socialmente correctos e a agir com bastante diplomacia eu não vou meter a colherada.
    Abraço aos dois!

    ResponderEliminar
  14. Um abraço TÓJÓ. E obrigado!!!!
    Força nisso. Vejam se voltam com a "BESTA".. Podem lhe chamar -.. THE RETURN OF THE BEAST"..

    ResponderEliminar
  15. Pessoal vão ficando atentos que um dia destes a Besta vai voltar...
    Medo... muito medo....
    Obrigado a todos por todas as palavras de apoio que chegam ao blog todos os dias!!

    ResponderEliminar
  16. Concordo com o Sr. "THE ROADSAILER"! Vejam lá se voltam! Os fãs agradecem!!!
    O regresso tb se poderia chamar "The best of the Beast".
    Fica aqui o desafio, como se deveria chamar o regresso dos BEAST?
    Eu e o Sr. "THE ROADSAILER" já fizemos a nossa parte!

    1 Abraço.
    Baldeador

    ResponderEliminar
  17. "The Beast is Back" uma variante do regresso. Na realidade espero que seja um regresso com gosto, entrega, não há oura forma...

    ResponderEliminar
  18. o que o roadsailer quer é conversa, todos o desprezam... e ele tadito... arranja com quem se meter. só fala quem tem que se lhe diga... ó meu olha que a vida são dois dias, limpa esse cérebro e começa a viver de verdade e a apreciar as coisas belas, por exemplo: musica, refiro-me a todos aqueles que têm coragem para dar um passo em frente como os beast, não interessa se correu mal ou se correu bem o que interessa é que tentaram!!!

    ResponderEliminar
  19. ó antónio amigo gato ó irmão... :-)
    quero dar os meus parabéns ao tójó e ao xico, ah grande homens...
    está tudo muito fixe...
    vou passando.

    ResponderEliminar
  20. É intenso: tem uma carga emocional muito grande. Compreendo-te e concordo mas permite-me um estímulo: sei muito bem o que é ser gerida por um incompetente; aliás, no caso deste chefe nem mandar fazer sabe! Ora, que estímulo maior do que este para o nosso ego? Olhares à tua volta e teres um segredo teu, irrefutável? O QUE VÊS É FRUTO TEU!!!!!!!! Poucos o sabem; provavelmente só tu o sabes; e daí? Olha para uma Irlanda, Finlândia ou Espanha e constata o "pulo" que deram nos últimos anos. ALGUÉM FEZ ACONTECER! ALGUÉM FEZ! ALGUÉM! A definição de "alguém" é um "desconhecido"; "alguém" é a antítese de "ninguém"; TU ÉS ALGUÉM!!

    ResponderEliminar
  21. Olá aifos!
    Fizeste um comentário muito bom, nota-se que sabes do que estás a falar.
    Agora deixa-me fazer-te uma observação, estes posts já são um bocadinho antigos e ninguém passa por cá. Por isso penso que devias comentar nos posts mais recentes.
    Assim ficamos a conhecer o teu pensamento e podemos interagir, ok?
    Grande abraço!

    ResponderEliminar

Comentários