11 maio 2006

dinheiro VS valores



Um dia destes fui confrontado com um dos maiores dilemas da humanidade…
Qual era o meu preço? Sim, porque toda a gente tem um preço!
O que era capaz de fazer se me dessem o dinheiro que eu quisesse?
Eu disse:- “ Bem, eu… pois… sabes… se calhar eu… muita coisa!
Sem ter hipótese de continuar o meu raciocínio, continuou: -“Se te dessem muito dinheiro, muito dinheiro mesmo, o que tu quisesses, para deixar a tua mulher, o que fazias?”
Ora bem… eu sou do “tipo” conservador e defendo que há coisas que o dinheiro não pode comprar. E uma dessas coisas é o amor, a lealdade e outros valores igualmente nobres.
Foi então a minha vez de perguntar à pessoa que me questionava se ele era capaz de baixar as calcinhas por muito dinheiro. Respondeu-me prontamente: “Com ou sem vaselina?”
Corei…
Desde então, isto não me sai da cabeça…
Ok, eu até era capaz de comer um rato, sei lá… meter a mão num pote com cobras, dar uma mijinha em público, etc, etc mas... existem limites!
A minha dignidade não tem preço. O respeito por nós próprios, então e onde está a nossa consciência, hã?
Quer dizer... ficava rico, podre de rico, tinha tudo, barcos, casas e carros mas será que conseguia dormir à noite?
Onde é que começa e termina a nossa qualidade de vida?
Será o dinheiro a felicidade absoluta, a imortalidade digna?
Serei menos feliz por ambicionar menos do que aquele que tem tudo e ambiciona mais?
Não creio!

No fim disto tudo, estou mais tranquilo porque descobri que sou feliz e não tenho aqueles sofás de pele que vi no Fórum Viseu.


A besta…

28 comentários:

  1. “O QUE ERA CAPAZ DE FAZER SE ME DESSEM O DINHEIRO QUE EU QUISESSE?”
    Bem... se me dissessem que me davam o dinheiro que eu quisesse para deixar a minha mulher, não hesitava e deixava!!! Se me dissessem que era para deixar o meu homem, também não hesitava e deixava, se me dissessem que era para deixar o meu amor não hesitava e...NÃO DEIXAVA (ou então levava-o comigo :-))!!!
    Eu também sou muito do tipo que o amor, a amizade, a lealdade e essas coisas todas não têm preço!!! É claro que nós muitas vezes dizemos "alto e bom som" que somos incapazes de fazer isto ou aquilo e depois até fazemos...só vivendo a situação...Mas, há determinadas coisas que sei, à partida, que era incapaz de fazer por dinheiro!!! Como dizes, Tójó, e bem, há limites para tudo!!!!!! E claro, a nossa dignidade e o respeito por nós próprios acima de tudo!!

    De que vale ter a chave, o carro, a casa e as contas no banco se não o temos a ele? :-))))

    O dinheiro não traz felicidade! ERRADO!!! O DINHEIRO AJUDA À FELICIDADE MAS, NÃO É TUDO E ESTÁ MUITO LONGE DE SER QUASE TUDO...

    Amor e uma cabana é a felicidade absoluta!!! ERRADO!!

    AMOR, UMA CABANA, AMIGOS E UNS TOSTÕES...que dão sempre jeito...

    ResponderEliminar
  2. Quem é que terá inventado a célebre expressão “o dinheiro não traz felicidade”? Terá sido uma pessoa pobre, que apesar de não ter dinheiro até era uma pessoa feliz porque tinha amor, amigos e saúde (que como toda a gente sabe, saúdinha é que é preciso) e até tinha um vizinho rico que coitado até era coxo e lhe faltava um olho e ninguém conseguia olhar para ele a não ser por interesse? Ou terá sido uma pessoa rica, solitária, que nunca conseguiu constituir família e que vivia sozinho na sua enorme mansão, quando o que realmente queria era estar numa barraca cheia de gente a levar todos os dias com os pés duns quantos na cara, na hora de dormir? Ou…ou…ou… tantas outras hipóteses…poderiam ter sido tantas pessoas...
    Pessoalmente, eu não concordo nada com esta expressão! Para mim a expressão correcta seria: o dinheiro traz felicidade! E atenção a frase é bastante clara: quando digo traz felicidade refiro-me a qualquer coisa que vem por acréscimo, não digo que por si só é a felicidade. Ninguém é feliz só com amigos, nem só com saúde e, igualmente, ninguém é feliz só com dinheiro...

    ResponderEliminar
  3. Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda... sem dúvida alguma!
    Amigos não trazem felicidade, mas ajudam... sem dúvida alguma!
    O amor não traz felicidade, mas ajuda... sem qualquer dúvida!
    Corcordo plenamente!!
    Assim friamente, se eu tivesse que escolher entre os três, acho que era o dinheiro...
    Com dinheiro conseguimos ter "amigos" e "amor". E com estes últimos isolados, não!
    Começo a pensar que ser feliz é ter de tudo um pouco e não ter muito de alguma coisa em detrimento de outra. No fundo...é conseguir um equilibrio.
    Mas se a balança pesar um bocadinho para o lado do dinheiro não faz mal nenhum!! :-)
    E aqueles, cuja opção é a castidade e a pobreza, não serão eles também felizes? Se foi a escolha deles e a concretizarem será que não atinjiram já o seu objectivo e o pico da felicidade?
    E aqueles que não vivem ou viveram o privilégio de ter as coisas que nós, povo ocidental "civilizado", almejamos? E que encontram a felicidade na felicidade dos outros ou na preservação da natureza e outras espécies animais.
    Bem, nunca mais saíamos daqui...
    A questão aqui é: "qual o preço de cada um de vocês?"
    "o que eras capaz de fazer por dinheiro?"
    Complicado...

    ResponderEliminar
  4. Mas sem DINHEIRO nada se faz...
    --------
    Saude, Amor, e AMIGOS com muito dinheiro isso sim para ter uma vida bem confortavel....igual assim os nossos famosos,
    José Mourinho...
    Cristiano Ronaldo..etc
    digam-lá que nao.

    ResponderEliminar
  5. podem muito bem ter montes de dinheiro e continuar a ter amigos e muito mais . ou ter dinheiro é só ter dinheiro?
    pela vossa conversa só tao a dar importância ao dinheiro e os vossos amigos? íam deixar de os ter por terem dinheiro? entao!!!
    nao me lixem qualquer pessoa gostava de ser rica ter tudo mas nao ter ´so dinheiro nao olhar só pra dentro os nossos amigos já existíam antes de pensares em ter dinheiro... certo por isso ter dinheiro nao implica deixar d ter amigos ou mulher ou homem ou filhos ou felicidade...
    qualquer coisa faz lembrar essa palavra(dinheiro)
    um abraço

    ResponderEliminar
  6. Acho que estamos a fugir todos um bocadinho ao tema...
    Será inconscientemente? Ou propositadamente?
    Não sei! O que é certo é que não censuro ninguém porque é um tema bastante complexo.
    "Qual é o teu preço, por quanto é que vendias a tua alma ao diabo?"
    "O que serias capaz de fazer por dinheiro?"
    É... é um bocadinho puxado!
    Assim o pessoal optou por um caminho melhor: "Dinheiro traz felicidade?" Está de alguma forma relacionado.
    Eu penso que todos vivemos, trabalhamos, estudamos para ter dinheiro e o consequente poder.
    Poder para fazer o que der na real gana, poder para comprar, poder para fazer os outros felizes... ou não!
    Claro que em lugares onde existe guerra e fome, e sitios onde se perdem amigos e familia, o dinheiro e poder não faz sentido. Mas pronto, é a minha opinião, e as opiniões são como as vaginas, cada um tem a sua e dá-a a quem quiser...

    Quanto ao jantar...
    Frango ou entrecosto e febras?
    Vinho, água ou cerveja?
    Contribuímos todos ou compro eu e fazemos contas?
    Vão dizendo coisas, e confirmem-me quem vem de certeza, ok?
    Para as coisas correrem com alguma normalidade sem stress, porque para stressar já basta esta vida sem dinheiro... MAS COM MUITA FELICIDADE!!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá Tójó!!

    Eu ía mais para umas sardinhas com batatas, pimentos e broa de milho! Acho que toda a gente ia gostar...

    MAS...COMO SOMOS TODOS UMAS BESTAS, BORA LÁ ENTÃO PARA A CARNE!!!

    Frango ou, entrecosto e febras...para mim é igual.
    Quanto às bebidas acho que deves comprar VINHO, ÁGUA E CERVEJA... para agradar a todos.

    Como és a BESTA MAIOR, acho que o melhor é comprares tu (só te fica bem :-))) e depois a malta faz contas...

    Não te preocupes, somos todos pessoas sérias e de boas contas!! Eu só quero aquilo que é meu!! :-)))

    E cá está o dinheiro em acção...DASSE...tá em todo o lado!!

    FIQUEM BEM E SEJAM FELIZES...COM OU SEM DINHEIRO!!!

    ATÉ SÁBADO!!!!

    ResponderEliminar
  8. jorge concordo plenamente contigo, jamais trocaria as pessoas que eu amo por dinheiro, o dinheiro ajuda mas não é ele que traz a felicidade... o dinheiro pode comprar muita coisa mas nunca o sorriso de alguem,o amor que está dentro de cada um!

    ResponderEliminar
  9. O QUE O DINHERO FAZ POR NÓS, NÃO TEM COMPARAÇÃO DO QUE NÓS FAZEMOS POR ELE...

    ResponderEliminar
  10. Quando dizemos "o dinheiro não traz felicidade" parece que uma coisa boa nunca vem só. É como achar que mulhers bonitas são ocas. Existe um ditado popular que diz "Quando a esmola é muita o santo desconfia". Existe incutido em nós um sentimento que ás coisas boas está sempre associada um coisa má. Se temos amigos não temos dinheiro, se temos dinheiro não temos amigos.
    Não tem que ser sempre assim.
    O dinheiro não traz felicidade nem infelicidade.
    O que nós fazemos por ele é que nos pode afastar dos amigos e da famíla como disse o anonymos.

    O dinheiro não é o mais importante.

    ResponderEliminar
  11. Então vamos lá ao tema que toda a gente está a fugir :)...eu era capaz de fazer muita coisa por dinheiro, desde que isso não comprometesse os meus valores. O que me custaria mais sem dúvida alguma era por dinheiro tentar ultrapassar as minhas fobias mas iria tentar também, porque adoro desafios. Por exemplo se vos dissesem para tentarem passar num aeroporto com uma arma (falsa claro, porque se não tínhamos mesmo problemas sérios)eram capazes de o fazer? Por exemplo por 50 cts? Eu acho que era, tinha é que estar com os copos e até ía achar divertido.

    ResponderEliminar
  12. Desculpem queria dizer 500 cts ;)

    ResponderEliminar
  13. -Xicote
    -Tójó
    -Susana
    -Niko
    -Pajó
    -Zena
    -O Baldeador
    -The Roadsailer
    -Cruzzzz
    -Smol

    Estes, todos confirmam?

    ResponderEliminar
  14. -Alien
    -Isabel
    -AgLima
    -Mr
    -Jorge

    Vêm?

    ResponderEliminar
  15. pra mim pode ser uma franguinha
    assim a suar eu como-a sózinho

    ResponderEliminar
  16. Até parece que já sinto o cheiro ...

    ResponderEliminar
  17. Claro Pajó, os teus amigos são meus amigos! (comem pouco? bebem muito?):-)) Afinal, tu és o preferido de todas as sogras...!

    ResponderEliminar
  18. Ah! quanto às horas...
    Penso que para jantar aí por volta das... não sei, aceita-se sugestões!
    Estava a pensar por volta das 19:30/20:00 ou é tarde?

    ResponderEliminar
  19. The Roadsailer, vens ao jantar? Trazes alguém ou vens sózinho?
    Por favor, responde-me e os outros que vêm e aínda não disseram nada, também agradecia que dissessem alguma coisa... se não um gajo não se orienta...

    ResponderEliminar
  20. Ola a todos! Contem cmg para o jantar da besta, tá? Só há um pequeno problema... não sei onde fica o covil onde vai ser o repasto. Orientem-me :)
    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  21. Olá, é só para dizer que não vou poder ir. Divirtam-se, quem sabe para a próxima...

    ResponderEliminar
  22. Infiltrado?
    Desculpa lá, mas é o primeiro comentário teu que vejo no covil, e aínda por cima é para ires ao jantar...
    Não é que me importe muito, mas...
    se já tivesses comentado antes alguma coisa, agora...
    Não estarás a ser um pouco... oportunista?

    ResponderEliminar
  23. ó Tojó Oportunista?
    Achas? Se não queres que eu vá diz logo agora tratar mal... não há necessidade.

    ResponderEliminar
  24. Peço-te desculpa, mas EU NEM SEI QUEM TU ÉS!!!
    É um jantar do pessoal que comenta no covil, e tinha todo o gosto em ter-te no jantar, mas... como deves compreender não posso estar com pessoas que não entendem nem entraram no espírito do blog.
    Brevemente será feito outro jantar ou almoço e aí sim, posso contar contigo?
    Neste momento, desculpa... mas é só para os comentadores residentes.
    Numa próxima oportunidade...

    ResponderEliminar
  25. ...a desaparecida smol...!
    Mas não era preciso diseres nada, eu sabia que podia contar contigo...!
    PARA COMER? AI NÃO!!!
    19:30?

    ResponderEliminar
  26. Parace que também podem contar comigo!

    Comida isso sim traz Felicidade!!

    PS - Peço desculpa pelo atraso na confiramção.

    JORGE

    ResponderEliminar
  27. Amigo TóJó!!!...
    Claro que vou, para comer sabes que eu gosto, e não vou sózinho, levo boa disposição.....

    ResponderEliminar

Comentários