04 maio 2006


Quando nos fazem um favor respondemos – Obrigado. Estamos a dizer – Agora estou em dívida contigo. Agora tenho uma obrigação.
Isto é transformarmo-nos em comerciantes de favores em vez de amigos que fazem com todo o gosto um gesto ao amigo.
Uma possível solução é não dizer nada ou até responder com a simplicidade das crianças:
- A avó deu uma bolacha, como é que se diz?
- Quero mais.
Outra é passar a usar o antiquado Bem-haja.
Apenas reconhecemos, perante todos, a boa acção do outro sem nos colocarmos como devedores de nada.
O outro fez o favor sem interesse (esperamos) e nós quando o outro necessitar lá estamos, não é preciso dizer.
Ora então um Bem-haja a todos os visistantes do Covil.


Postado por XICOte

31 comentários:

  1. Yupi!!! Vou ser o primeiro! Obrigado por me darem este previlegio! Bem... obrigado, bem-haja, ou obrigagda??? Agora fiquei baralhado! ...se calhar o melhor mesmo é responder como as crianças e dizer quero mais!!! Façam o favor de continuar!!! Isto deixou de ser uma brincadeira, passou a ser uma obrigação, perceberam XIcote? e Tójó? Podemos sempre marcar o tal jantar e no final, dependendo da pessoa que estiver na disposição de pagar o meu, discutir qual a melhor forma de agradecer tão nobre acto... ( tou a brincar!).

    Uma beijoca para elas, Tójó incluido e um abraço para eles....

    O Baldeador!

    ResponderEliminar
  2. AH!Ah!ah!a...!
    Que gracinha! Obrigadinho ou bem-hajinho ou agradecidinho ou quero maisinho, seja o que for penso que a abordagem do Xicote ao tema não é propriamente a forma que utilizamos para agradecer mas sim a amizade.
    Porque eu posso estar a agradecer algo a um amigo e dizer-lhe simplesmente: "vai-te f****!!!" que ele vai entender a mensagem.
    Penso que a amizade é isso, é a confiança plena para irmos directamente ao frigorifico do amigo e arrancar-mos de lá duas cervejolas frescas sem sequer pensarmos que ele possa pensar alguma coisa.
    Entenda-se amigo como forma geral, pode ser amiga, as "patroas" é que já não gostam tanto...

    Quanto ao jantar e resumindo:
    - Xicote
    - Tójó
    - Pajó
    - O Baldeador
    - Susana

    Este é o feedback até agora, entretanto podem ir pensando num "covil" e data.

    ResponderEliminar
  3. Brigadex, brigadinho, brigadão!!!! Obrigadissima!! (temos uma pessoa agradecidissima!!!)
    Deus te pague!! (esta é a que eu gosto mais!!)
    Muito agradecido! (Agrada-me!!)
    Fico-te a dever uma! (esta tb é fixe!!)
    Depois pago-te um café (do melhor...)
    Tb podes agradecer com um simples olhar, com um sorriso, com um beijo...tudo depende...

    Contem comigo para o jantar!

    ResponderEliminar
  4. Gostei Zena!
    Sabes, isso é bem verdade...
    A que o pessoal usa mais é: "depois pago-te um copo!"
    Agora que penso nisso, estão a dever-me p'rá aí uns 3333 copos!
    E tu és uma delas!!
    Quanto ao jantar:
    - Xicote
    - Tójó
    - Pajó
    - O Baldeador
    - Susana
    - Zena

    ResponderEliminar
  5. nao era preciso agradecerem eu sei k sou muito importante nas vossas viditas:-)
    mas já agora, e porque nao dizer obrigado a todos(as)por esse bem haja. fikem a saber q a mim devem-m 3334 copos.
    qt ao jantar

    -xicote
    -tojo
    -pájo
    -baldeador
    -susana
    -zena
    -niko

    ResponderEliminar
  6. Não te conhecia a veia de poeta...

    Estive a pensar e (sim, também penso às vezes...) gostava de saber a vossa opinião acerca do jantal, oops, jantar.
    Apesar de haver pessoas de longe como é o caso do AgLima e outros, pensei que o mais razoável seria ser ou em Tondela ou em S. Joaninho.
    A minha ideia era o pessoal comprar uns frangos e umas "bujas" e fazermos uma churrascada em minha casa. Em vez de gastarmos 10 Euros no jantar gastávamos 2 ou 3.
    Sim, meus amigos, porque eu não sou rico!!!
    Claro que o facto de ser em minha casa ia favorecer-me porque não tinha que me deslocar e assim posso beber mais uns tintos.
    Mas fica a ideia, ia ter todo o gosto em receber-vos no meu "covil"!
    Aguardo mais sujestões e ideias sobre o local e data.

    ps: há sitio para dormir...

    ResponderEliminar
  7. por mim tá-se bem qq covil serve

    ResponderEliminar
  8. Também há quem agradeça, entre amigos obviamente, com MERCI, GRAZIE, THANK´S... penso que tem a ver com o facto de OBRIGADO ser uma palavra com uma sonoridade mais forte!!

    Concordo com o Pajó quando diz que "a gratidão tal como o pedido de desculpas assumem uma importância essêncial no equilíbrio social."
    Todos nós devíamos por em prática esta linha de pensamento!!

    Ah..., também se pede muitas vezes desculpas com SORRYYYY....é assim tão difícil dizer desculpa??? Pois, às vezes até é...

    QUANTO AO JANTAL, POR MIM É IGUAL...ATÉ PODE SER NO QUINTAL DEBAIXO DUM OLIVAL...O FUNDAMENTAL é ESTAR COM O PESSOAL BESTIAL!!!

    ResponderEliminar
  9. Oi, pissual,

    Desculpa-me pela prolongada ausência. Apesar de não estar completamente de volta, não pude conter-me em dar uma passadinha pelo blog... já sentia saudades e... precisava ver o que essa gente fantástica tem feito. E como fiquei surpreso!... Novos posts, gostosos comentários (até dá vontade de os comer, os comentários, claro. Um ou outro meio indigesto... oops, prometi-me que não iria dar ouvidos, mas...)... super!... Ultimamente tenho estado para dentro de mim mesmo (in-blog) a tratar de alguns assuntos que somente à mim compete resolver. Mas será passageiro; apenas uma fase de introspecção, questionamento, reflexão, enfim, um desejo ardente de reciclagem, mudança, rejuvenecimento... recarrego de baterias. Acho que isso acontece à toda a gente, não é mesmo? É um acto solitário e talvez egoista, mas... também é dolorido, incomoda, é positivo e dá resultado. (Que conversa mais chata, né? Mas já me vou embora.)
    Sendo assim, espero voltar muito em breve, em tempo de ainda comentar sobre os últimos posts.
    Desejo uma boa continuação à todos e que a paz esteja convosco, sintetizando, assim tudo aquilo que os faz felizes.
    Um abraço,
    AgLima

    PS.-
    Töjö,...
    A tua amizade é quase palpável! Descobri que ELA não faz parte dos substantivos abstractos. Obrigadãããããooooo, Cara!!!
    Um forte abraço
    AgLima

    ResponderEliminar
  10. xico, "may the Force be with you ". saudações fraternas de nadadouro city. ef

    ResponderEliminar
  11. Já deixei as saias mesmo por causa disso...

    ResponderEliminar
  12. Olá AgLima!!
    Sentimos saudades...
    Qualquer coisa, estamos sempre por aqui neste canto.
    Adorava ter aqui o AgLima para o jantar. Sim, vamos ter um jantar e tudo!
    Abraço e até já!

    ResponderEliminar
  13. Frazão, bem-haja ou obrigado ou ... pela Força.
    Vens ao jantar? há por aqui dormida para ti e companhia.
    Jantar, jantar, jantar, jantar, jantar, jantar, jantar, jantar, jantar,

    ResponderEliminar
  14. "QUEM QUER DIZER O QUE SENTE NÃO SABE O QUE HÁ-DE DIZER. FALA PARECE QUE MENTE, CALA PARECE ESQUECER."
    Fernando Pessoa

    Apeteceu-me.....

    Quando é que é o jantar?
    Sempre é em casa do Tójó?

    Por mim tasse bem!!!

    Beijinhos e abracinhos!!

    ResponderEliminar
  15. quero é copos e putedo!!!!!!!!!!
    pode-se levar alguém á janta?
    e a vinhosca?é precispo levar?
    MR

    ResponderEliminar
  16. El matador:
    ok , 'tá-se bem! Talvez numa próxima...

    Mr:
    Não é preciso trazeres muito, só boa disposição!!

    ResponderEliminar
  17. Pajó, não é preciso trazeres nada!
    Eu tenho vinho, e também se arranjam umas cervejas para quem quiser, ou sumo...
    Boa disposição não digo para trazeres porque isso já está tão entranhado em ti que não há maneira de sair!
    Agora... varizes? Quem as não tem...?

    É assim, pelo que vejo não vamos ser muitos, mas somos bons. Conto já com cerca de 150 pessoas (credo!!)

    ResponderEliminar
  18. Podia ser no dia 20 deste mês...
    Fica institucionalizado! Dia 20 é o dia da BESTA!

    Quem não puder diga alguma coisa!

    ResponderEliminar
  19. ya dia 20 eu tou lá.
    ou como s diz na rádio e tv,

    EU VOUUUUUUUUUUU
    podiamos sempre dar um xouzito pró pessoal, o k axas tójó?
    ainda tens unhas pra dar umas violadas vamos fazer uma musica em dedicatória ao blog.
    bora
    diz qq coisa

    ResponderEliminar
  20. susana s te apanho a geito...:-)
    beijos

    ResponderEliminar
  21. Somos meninos para esgaçar umas guitarradas na boa!

    ResponderEliminar
  22. Agora até me passei com o aumento de comentários de ontem para hoje!! Basta falar em jantarada e aí está o verdadeiro tuga prontinho pá festa!!! :-)))) E mai nada!!! É assim mesmo!!!

    Épá mas ninguém fala em cola cola, nem em set up, nem em áuga?? aiaiai, esta rapaziada...cada vez tá pior, enfim...não há nada a fazer...são coisitas...

    EU LEVO PATANISCAS DE ATUMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!

    Quanto ao musicol parece que temos concerto ao vivo e a cores!!!!

    20 é um número bonito!!!! Boa escolha Tójó!!!

    É preciso ir vestido a rigor?

    ResponderEliminar
  23. susana sabes bem k eu sou assim muito á frente,é a nossa amizade k provoca estes comentários.
    bom e tal porque talvez visto que porque e devido ãh. eu vou sair.já agora onde tás?:-)beijo

    ResponderEliminar
  24. CAGE :-)))
    Tá td? Há tanto tempo...
    Eu tou aqui!! Não é ali, não confundas, é aqui!!! Ora, precisamente!!!

    Gostei deste bocadinho mas...tenho que me retirar para os meus aposentos.

    Beijitos

    ResponderEliminar
  25. bem a susana tem concorrente

    ResponderEliminar
  26. Boas!!!
    Só agora cheguei de uma longa viajem, por onde nem eu sei, mas ouvi falar em jantarada e umas guitarradas, também posso ir?
    Tería muito gosto em partilhar da vossa alegria e amizade.

    ResponderEliminar
  27. Está a melhorar! Recapitulando:
    -xicote
    -tojo
    -pajO
    -o baldeador
    -susana
    -zena
    -niko
    -cruzzzz
    -smol
    -the roadsailer
    -e mais uns quantos...

    ResponderEliminar
  28. 37 amigos da besta comentaram isto...

    ResponderEliminar
  29. 38 amigos da besta comentaram isto...

    ResponderEliminar
  30. 39 amigos da besta comentaram isto...

    ResponderEliminar
  31. This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
    »

    ResponderEliminar

Comentários