19 julho 2006

Anos 80 (parte I)

Vou confessar uma coisa…
Andava impaciente por publicar este post há já algum tempo… porquê?
Não sei, acho que é síndrome da idade…
Anos 80!!!
Eu gosto (muito) de música! Quase todos os estilos! Desde rock, pop, trash, metal, clássica, gótica, fado, industrial, grunge, popular, jazz, techno, blues, ska, punk, funk, gore, rap, gospel, erudita, samba, opera, trance, dark, etc, etc, nunca mais saía daqui… mas o que mais mexe comigo é o pop/rock dos anos 80!
Sei que para muitos isto é um choque, mas dos melhores temas portugueses que se fizeram nessa década foi “Foram cardos foram prosas” de Miguel Esteves Cardoso cantado pela Manuela Moura Guedes que mais tarde os Ritual Tejo fizeram uma versão. É verdade! ‘Tá dito, ‘tá dito!
Man at work, Nik Kershaw, Cock Robin, Erasure, Spandau Ballet, Housemartins são alguns dos grupos que se ouviam na altura e se gravavam directamente da rádio para a cassete BASF. Sei que alguns não acreditam, mas há 20 anos atrás fazíamos a nossa própria compilação directamente do rádio nos discos pedidos (ainda com o animador a dizer: “sintonize-nos em 97.8”, com aquela voz completamente nasalada.
E os penteados? Aqueles penteados eram demais!
Se calhar estou a cair no erro de falar em coisas que muita gente não se lembra, mas uma coisa é certa… “We are the world” com a Cindy Lauper, Bruce Springsteen, Steve Wonder e George Michael diz-vos alguma coisa? Claro que diz!
E os Wham com “Last Christmas”, ou os Europe com “The Final Countdown semanas e semanas no top+?
A característica temporal/intemporal da música é muito interessante por esse aspecto.
Nós ouvimos de bom grado música dos anos 80 e música contemporânea, portanto acho que entre esta geração e a próxima não vai haver grandes diferenças, mas o que se terá passado com os nossos pais?
Os nossos pais não ouvem a nossa música, dizem que é uma barulheira e não sei que mais…
Será que eu também vou ser um cota marreta a ouvir os meus cdzitos de Smashing Pumpkins, H-Blokx e Icon & The Black Roses e o meu filho vai dizer: “ ó pai mete lá a cena mais baixa que os meus amigos podem ouvir essa foleirada!”?
Provavelmente…
Em relação à música portuguesa:
Xutos, António Variações, Táxi, Da Vinci, Grupo Novo Rock (GNR), Heróis do Mar, Afonsinhos do Condado, Golpe de Estado, Mler Ife Dada, Ecos da Cave, Radar Kadafi, Ban, Trabalhadores do Comércio, UHF, Ena Pá 2000 e Jafu’Mega são nomes de artistas que surgiram na década de 80 e que maior parte das pessoas conhece.
Sim, Carlos Paião, Adelaide Ferreira, Lena D’Água e José Cid também fazem parte do meu imaginário!
A década de 80 foi importante para mim e foi decisiva na minha personalidade e gosto musical, por isso tenho um carinho e interesse muito especial por esses queridos 80’s.

Aposto que isto vos fez crescer água na boca e estão neste momento a vasculhar a vossa arca à procura dos clássicos, não?



a besta...

10 comentários:

  1. Pois é Tójò... estás a ficar velho, tens razão e sinceridade naquilo que dizes.
    Foram anos maravilhosos... de boa música, de belos penteados, belas roupas, etc.
    Tudo foi muito bom mas, tudo passa, apenas nos resta recordar com orgulho e satisfação termos tido a honra de viver esse tempo, que em muito nos ensinou.
    Agora vou deixar espaços para outros poderam escrever algo porque o meu "spectrum" está a flipar, e eu ainda tenho de ir comprar pilhas para o gravador, se não logo não posso jogar um pouco de computador.....

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo, eu também sou do tempo em que...
    É bem verdade, a velhice faz-nos falar do passado com cada vez mais frequência.
    Spectrum ZX 128k!!! Eu tive(e aínda tenho)um. Nem vou contar ao meu filho que tinha que esperar 5 minutos a ouvir "tchiiii triiccc iii quiccc triiiicc xicc" para carregar um jogo!! Ele vai-se rir na minha cara!!

    ResponderEliminar
  3. Ah, Töjö...
    Como te entendo!... Partilho das tuas lembranças, talvez com a emoçaõ triplicada, pois vivi, também, os 60's e os 70's
    (melhores da minha vida)! Não te preocupes, o problema não é a idade mas sim o valor e o prazer que os 80's te proporcionaram. E se sentes saudades é, apenas, porque foi bom... mesmo que tudo tivesse acontecido ontem.
    Guarda com carinho esse teu arquivo de recordações, pois vais ter o prazer de o partilhar, mais tarde, com o Gonçalo. E não te precupes se, frente à uma furtiva lágrima, ele perguntar: "Então, pai, tás a chorar?"
    Grande abraço
    AgLima

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Agnaldo!
    Sabe fazer os outros sentirem-se bem.
    Acho que o Agnaldo é a única pessoa que vem ao blog que viveu esses loucos anos 60. Isso sim, devem ter sido tempos...!
    E o tempo foi das coisas que lhe passaram muito ao lado.
    Eu guardo na memória (e nas fotos lá em casa)a sua figura:
    Alto, elegante, sempre cheio de energia e bem disposto.
    Fui-me apercebendo ao longo do tempo que não existem muitas pessoas como o Agnaldo, que se aventuram, vão pelo mundo, dão o melhor de si aqui e acolá, vivem sonhos e largam energia em tudo o que é sitio (ou não fosse o Agnaldo brasileiro...).
    Muitas das coisas que me disse eu guardo como lemas para a vida e tento adaptá-las ao real. À minha realidade.
    De qualquer das formas, eu prefiro viver o presente virado para o futuro. O passado já era!

    ResponderEliminar
  5. Camarada Tó Jó, eu apesar de ter nascido nos anos 80 ainda continuava a ouvir músicas dos anos 80 nos anos 90! Bem está claro que gostos são gostos, e se calhar com a minha idade (25), a maioria da rapaziada não ouve o som que estou acostumado a ouvir, tipo: Dire Straits, Barclay James Harvest, Led Zepplin, Deep Purple, Supertramp, Peter Frampton, e acima de todos eles lá em cima no topo, no zenite, no nirvana... OS PINK FLOYD...! Palavras para quê! Quem não se arrepia ao ouvir "Another Brick In The Wall, Wish You Were Here, Shine On Your Crazy Diamond, Hey You, Comfortably Numb., Run Like Hell",...poderia ficar aqui eternamente a falar-vos da 9ª maravilha, mas o meu coração não me permite dizer as palavras, apenas ouvi-las! Abraço e boas férias, (quem as tiver).
    FARO AÍ VOU EU...........!

    ResponderEliminar
  6. Boas férias!
    Obrigado Jorge e Bruno!

    ResponderEliminar
  7. tojó tás a esquecer a tonicha e as doce, isso é que era boa musica!!!
    também me lembro vagamente dos 80's e foram belos tempos onde se brincava com carritos feitos com coisas que encontravamos na rua e quando chovia metiamos um papel nos regos da água e corriamos atrás dele
    ó termpo volta para trás!!!!!!

    "MR"

    ResponderEliminar
  8. Pois é Tójó, nos anos 80, o ano 2000 parecia ficção científica, coisa de filmes Americanos.
    Pairava a ameaça do mundo acabar.
    Policiais do Clint Eastwood ...
    A esta distância dos anos 80 a música que se ouve ainda e como se fosse a nata que ficou por cima.

    ResponderEliminar
  9. What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
    »

    ResponderEliminar
  10. Anos 80, anos 90 e agora novo século! A música dos anos 90 e a actual tem mais a ver comigo que a dos anos 80, mas concordo que foi uma grande década em termos musicais, principalmente porque se destacou bastante das anteriores. Foi a década dos penteados foleiros, das roupas extravagantes, dos video-clips meios desfocados e escuros e sobretudo das grandes baladas. Foi a época romântica do século 20, sem dúvida, do pessoal sofredor e com aspecto estranho.
    Mas música é musica e cada um encontra o seu estilo e com o qual se identifica mais. Neste momento não ouço quase nada dessa época, mas um grupo que na minha opinião é intemporal são os Pixies e continuo a ouvi-los como nos 80's! Tive a oportunidade de os ver, há cerca de 2 anos e adorei e naquele concerto apercebi-me que a musica não tem idade!

    ResponderEliminar

Comentários