03 novembro 2006

2 em 1 : stôra, dá licença?


Depois de tanta polémica com a educação, apetece-me escrever alguma coisa. Sobre os professores é claro, que não podem ser culpados pelo estado em que estão as coisas mas sem dúvida que têm de começar a ser avaliados e a subirem na carreira não pelo tempo de trabalho mas sim pelo trabalho demonstrado. Igual aos outros todos.
Esta é a minha opinião que amigos e familiares conhecem. E mais não digo.
Agora sobre os meninos, bem o caso muda de figura…Há 30 anos atrás quando um aluno se portava mal, era o aluno que levava e não era o professor a levar do pai do "coitadinho do menino".
A minha mãe dizia à dona Lucília: - Se ele se portar mal carregue-lhe! Os meus colegas eram quase todos do mesmo clube.
Quem não fazia os deveres ficava de castigo no intervalo.
Quando a dona Lucília entrava na sala, ficávamos de pé. Quem ia ao quadro podia ser brindado com uma canada ou uma reguada.
Já nesse tempo havia “outras formas” de ensinar mas sempre houve educação e respeito e também medo confesso.
Hoje os alunos fazem o que querem, os professores nem educação conseguem ensinar quanto mais instrução...
Os meninos não se podem chumbar, quero dizer reter, chumbar já se não usa, pode ser traumático...
Tudo parece fácil hoje, ou melhor tudo é apresentado como sendo fácil:
- Aprenda línguas sem esforço!
- Emagreça em 10 dias sem sofrimento!
- Compre este electrodoméstico com oferta daquele e fique com mais tempo para dar umas quecas com o seu marido!
- Precisa de dinheiro?! Com crédito já é imediato!
- Não consegue cagar?! Tome um por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!
Assim vamos nós preparando os homens ou melhor dizendo os pagadores-de-impostos-detentores-de-crédito-à-habitação do futuro.
Depois vejo uma reportagem onde a nossa massa cinzenta tem de ir para a República Checa estudar medicina porque esta amostra de país não tem escolas para eles.
Lá têm de passar às cadeiras todas para passarem de ano, as aulas são em Inglês, têm de ter no mínimo 15 valores nos testes para passarem, têm testes mensais, estão longe da família e amigos, se chumbarem duas vezes à mesma cadeira são expulsos...
Um aluno que não se tenha habituado a sacrifícios durante os 12 primeiros anos de escola, que não tenha ganho gosto em aprender, não conseguirá ultrapassar esta última barreira.É fundamental incutir o gosto em aprender, aprender é um jogo, uma brincadeira e por isso cada um deve jogar o jogo que escolheu mas com gosto.
Se o pai do Cavaco não o tivesse castigado quando ele chumbou e tivesse ir dar pancada no professor, hoje tínhamos outro PR.
(Post inspirado numa crónica do José Pedro Gomes na TSF)


Postado pelo Xicote


Que bem... apetece-me assinar por baixo este post do Xico, mas não... vou contar-vos outra história/estória...
Eu sou do tempo… :-) de escola do Xico e conheço bem aquilo que ele diz. Sim, também andei na escola "dos porcos", da feira e conheço a dona Lucília...
A ideia é mesmo essa: não fazes os "tpc's" ao outro dia levas com a régua (tão conhecida minha). Isso leva os miúdos a aplicarem-se uma vez que os pais não têm tempo para acompanhar essa evolução e essa construção do futuro estudante.
Não me lixem! Os papás ficam todos revoltados porque o professor encostou “carinhosamente” a mão na orelha do puto porque ele foi preguiçoso ou arrogante e depois deixam-nos fechados nos quartos a fazer porcarias na Internet! Qual é a lógica disto? Qual é a maior agressão?
É só porque o filho é “propriedade” minha e eu educo-o à minha maneira?
Hoje agradeço à minha mãe ter dito à minha professora para me “dar” sempre que merecesse. E já agora: obrigado professora Alcides!!
Estou claramente em vantagem neste aspecto de poder avaliar a evolução da (des) educação por ter estudado até ao 12º e passado quase duas décadas (quase…) ter recomeçado a estudar.
Fiquei boquiaberto com o que se passa nas escolas ditas “superiores”…
Durante algum tempo ainda fiquei com aquela na cabeça: superiores em quê?
Depois apercebi-me que estava num curso de artes :-)!
O grande (e único) argumento dos estudantes de agora passa por se dizer que a vida académica é fixe porque se bebem muitos copos à noite. E a vida académica passa-lhes mesmo ao lado!
Eu também bebi muitos e não estava no ensino superior… :-).
Eu digo, a vida de qualquer estudante é fixe porque se aprende e esse é o nosso grande poder e trunfo, o conhecimento!
A minha grande esperança é a de que com estas facilidades todas, como diz o Xico, estejamos a formar neste momento profissionais e pessoas melhores do que aquelas que somos, ou seja, menos poluidores, mais interventivos nas questões sociais e com mensagens mais eficazes para as novas gerações.

Vamos ver… digo eu, não o Steve Wonder!
(eu sei, foi baixa…, mas o que é que querem, a minha formação académica não me permite outra coisa… :-))


a besta…

15 comentários:

  1. Primeiro um pequeno "puxão de orelhas2 às minhas queridas bestas, porque não têm feito trabalho de casa, estiveram muito tempo de sem darem sinal, pelo menos podiam ter dado um simples sinal de vida.

    Segundo eu estou plenamente de acordo convosco, isto porque o meu "belo e escultural corpo" - :), ao longo da minha carreira de estudante foi moldado pela famosa régua, cana da índia ou ainda por umas belas lambadas ou puxões de orelhas, e quem é que não se lembra de inverno as dores que provocavam.
    Agradeço profundamente todas as "tareias" que levei na escola, isto porque só me fizeram bem, não que eu tenha levado algumas injustamente, que levei, mas também fiquei com algumas por levar. E hoje vejo que não eram porque a professora não gostava de mim mas sim pelo contrário, era para o meu bem, e só hoje dou conta disso, além do mais tinha a agravante de se os meus pais soubessem que eu tinha levado umas réguadas, quando eu chegava a casa levava mais.
    Agora é uma vergonha aquilo que as crianças fazem na escola, um professor hoje em dia mais é mais um empregado dos alunos, que quase é obrigado a fazer tudo o que eles querem, não pode chamar a atenção de ninguém que os pais caem-lhe logo em cima etc, etc...mas quando vemos nas noticías uma professora que foi agredida por um aluno, já os pais não dizem nada.
    Mas é este o nosso querido país.......

    ResponderEliminar
  2. estava aver que nunca mais!!!!
    preciso deste blog como o ar que eu respiro e já anadava com falta de ar :)
    vosmecês têm muita razão o ensino anda uma miseria, a começar por quem governa. mas também esses tem desculpa porque já lá vai algum tempo desde q tiraram os cursos e muita coisa mudou desde entao.
    no meu tempo levavamos muita porrada e aprendia-se a bem ou a mal, mas aprendia-se
    agora a cananha faz o que quer e bem lhe apetece e os pais e professores estao a cagar para a coisa

    "MR"

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. The Roadsailer, se nós merecemos um puxão de orelhas o que é que tu mereces? Hein? Nunca mais foste actualizar o teu blog...
    Obrigado "MR" por teres conseguido manter-te vivo às nossas custas :-)
    Sabem que a maior parte dos blogs têm uma componente muito efémera.
    E este não é excepção...
    Por vezes o tempo é pouco, outras vezes é a capacidade criativa (e não posso meter qualquer coisa no blog porque vocês só merecem o melhor :-)), outras vezes é a falta de capacidade dos comentadores de manterem o blog activo. Sim, porque os blogs, também, vivem disso! E do entusiasmo dos envolvidos...
    Daí eu já ter ponderado várias vezes e até já ter comentado com o Francisco passar-lhe "a pasta" deste maravilhoso legado que é o da administração plena do blog da BESTA.
    Eu sei também que o pessoal anda com pouco tempo e muitas vezes é a disponibilidade criativa e disposição psicológica que condicionam os comentários, mais que isso até, é o próprio tema que as pessoas vêm-se obrigadas a comentar. Não o façam! Quando sentirem que "vão ter" que comentar, levantem-se vão dar uma mijinha que isso passa!! :-))
    Eu sei que o blog é visitado todos os dias, várias vezes ao dia. Obrigado por isso!!
    (eu próprio andei quase 15 dias sem cá por os pés, não digam a ninguém que é uma vergonha...)
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Como compreendem não poso aceitar a proposta do Tójó pq é apenas uma situação passageira. A falta de tempo é passageira e é tb o resultado de ter voltado a estudar.
    Vou continuar a chamar jogar.
    O Tójó encontrou um jogo que gosta de jogar e quer jogar melhor.
    Realmente o Tójó tem uma visão priveligiada sobre este tema.
    Os velhotes dizem, "aprender até morrer".
    Aprender a conhecermos-nos, aos outros e ao mundo que nos rodeia.

    Bem, se continuo com isto, ainda acabo a dar as mãos e a cantar ao Sinhôre. Credo, Deusmalivreeguarde.

    ResponderEliminar
  6. amiguinhos: nós os + novos ñ temos culpa se vcs os + velhos nos educaram ou educam mal e permitam certas e determinadas coisas. isto ñ aconteceu de uma hora pa outra.
    concordo com xicote quanto aos profs, qq coisinha e fazem uma greve pq kerem receber + guito!!se eles pensassem mais em formar melhor os alunos e ñ na carreira docente. ha profs que n~saem da cepa torta, ñ apostam em investigação em saber + para ensinar melhor. pensam é no carro k vão comprar para o ano k vem p mostrar aos colegas isso sim cambada de porcos!!!!!

    ResponderEliminar
  7. OLÁ OLÁ! NÃO SABIA DESTE TEU BLOG!
    PARABÉNS!
    VOU TER QUE PERDER UM BOCADO BOM A LER TODOS, E PROMETO QUE OS VOU LER. JÁ SABES QUE EU SOU TEIMOSA!
    PARA JÁ FICA BEM
    I'LL BE BACK.
    (TIVE QUE ME REGISTAR, ERA MESMO PRECISO?)

    ResponderEliminar
  8. O agarraaquinaquintapata, (este nome "don't even remember to de devil") é um jovem e por isso pensa que vai continuar sempre assim. Como te compreendo ...
    Tem razão ao dizer que a responsabilidade é desta geração.
    Agora espero que da mesma forma que cobra dos professores dedicação e vontade de aprender +, também seja interessado em saber +, tenha escolhido um jogo que goste de jogar e queira jogar melhor.
    Seja o que for, seja padeiro, carpinteiro, fisico nuclear, surfista, ...
    Mau é atravessar a vida sem gostar de nada.
    Ah! já agora aproveito para dizer que depois vais aprender o valor do guito.
    Não do guito para "o carro k vão comprar para o ano k vem p mostrar aos colegas".

    ResponderEliminar
  9. olha amiguinho:eu ate dou bastante valor ao dinheirinho pq pa tua informaçao já trabalhei nas ferias e em minha casa ñ se nada em dinheiro, mas tb isso ñ interessa pa nada... ... ...
    isso das gerações falei por falar, ninguem tem a culpa e toda a gente tem a culpa. nos portugueses somos mt conformistas e desde k se ganhe um salario o resto ñ interessa, ñ há gosto na educação.
    qt ao nome xicote tb ñ me parece um nome excepcional, é só um nome
    c u

    ResponderEliminar
  10. "agarra aqui na quinta pata"??
    Também me parece que és daqueles que falam, falam mas não dizem nada!
    Não interpretes isto mal, o que eu queria dizer é que me pareces muito conformado com as coisas que se passam à tua volta e deixa andar o barco...
    Na minha experiência de vida, que me parece um bocado maior que a tua, e repara que disse maior não melhor, também não fiz grande coisa para melhorar o nosso ensino ou educação, MAS... aínda vou a tempo! Agora tu, que me pareces consciente das coisas e tens o "sangue todo na guelra", vai em frente e não te conformes com as coisas!

    Abraço

    "Um nome não é o espelho da pessoa que o usa, depende só da maneira como o intrepretas." AJF

    ResponderEliminar
  11. Já agora...
    Aproveito para dizer:
    PARABÉNS ISABEL!!

    ResponderEliminar
  12. A antiga forma de impor respeito e ensinar, era demasiado "física" e não era a melhor.

    Agora ensina-se pouco e educa-se menos. Será que não pode haver meio termo?

    ResponderEliminar
  13. bom tema... ainda hoje presenciei no telejornal com um proteto dos alunos das secundárias a respeito dos professores de substituicao... será que é uma má +politica? tudo bem que por vezes os professores que vao substituir outors nao têm formacao para o fazerem, mas nao será melhor?. eu diría k é uma boa forma de prender os alunos nas salas de aulas, tudo bem que nao vao ou nao estapo a aprender mais mas vcejam as coisas pelo lado positivo.

    ResponderEliminar
  14. Mas eu dou aulas e sempre com o mesmo entusiasmo, não parei no tempo e faço tudo para que as minhas aulas sejam criativas e bastante actualizadas, com recurso à net, etc. etc. Não recorri às greves por causa do "guito", mas porque todos os dias havia mais um rombo contra a minha dignidade e nunca vi a figura do professor ser tão ridicularizada e desrespeitada. Esse é que é o motivo principal do nosso descontentamento, não são as aulas de substituição como toda a gente pensa. O mal dessas aulas é, por exemplo, a artificialidade da situação entre pessoas que não se conhecem, o entreter para ocupar o tempo como se pode.
    Este ano, pela primeira vez, senti fugir o gosto por aquilo que faço e isso foi terrível.
    Gostei do blogue e hei-de voltar. Quanta irreverência!!! lol
    ML

    ResponderEliminar

Comentários