28 novembro 2006

Religiões

Li há dias num artigo que a posição do Vaticano em relação ao uso do preservativo mesmo em questões de higiene ou companheiro com HIV é rígida e inflexível. Não há preservativo para ninguém!
Querem “coiso e tal”? Casem-se, amem-se, morram! … E tenham filhinhos…, muitos filhinhos!
Já deu para perceber que Deus, corrijo, a Igreja Católica não gosta das mulheres.
Não há aborto, não há preservativo, não há mini-saia, barriga ou perna à mostra para ninguém!
Uma coisa engraçada…
Eu acho que a Igreja devia ter uma ou várias representantes femininas no “grupo de trabalho”. Ninguém as defende! São todos homens, Papa e Bispos. Como é que eles vão discutir coisas sobre as mulheres?
Estou a imaginar… alta reunião com os bosses todos na Basílica e um gráfico de pecados mortais no portátil do Santo Padre em PowerPoint. Chega ao 3º ponto da ordem de trabalhos: Castidade. Tudo a olhar com cara de nojo…
Eu vejo esta coisa toda da religião como o futebol. Cá em Portugal temos a Liga de clubes: Católicos, Manas, Jeová, Protestantes, Adventistas, Igreja Universal, Islão, etc, etc. Jogam sempre ao fim-de-semana, tem adeptos, há sempre aqueles que vão à frente, etc
Depois temos a Liga dos Campeões: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, “Brahamismo”, “Zambismo”, etc.
Tudo puxa para o seu lado… defendem-se, matam-se, andam à porrada e arranjam inimigos porque se guiam pelo coração. Isto faz sentido?
Corrijam-me se estiver errado, mas Deus não é paz e amor? Isto não devia ser o Paraíso? Já não bastava termos que levar com a Floribella todos os dias, ainda temos que nos sujeitar a isto?
É justo… Deus põe-nos no mundo dá-nos todas as condições e … direito de escolha. No fundo somos um viveiro para divertir a entidade divina!
A religião é uma coisa imposta à nascença e vigiada de perto pelos pais para não nos “desviarmos do caminho” enquanto não temos direito de escolha. Depois compram-nos o “equipamento” e pronto, já estás do lado de cá!
Calma…
Eu respeito todas as religiões monoteístas e politeístas, antigas ou modernas. Estou apenas a tentar agitar um bocadito o vosso espírito critico.
Não me considero agnóstico mas também não sou o católico satisfeito. E tenho o grande defeito de colocar tudo em xeque e questionar tudo o que considere imperfeito. Se não tenho resposta e os argumento são (apenas) a fé… para mim não é o suficiente. Sou o eterno insatisfeito.
Numa coisa acredito, a religião é a nossa âncora e quem acredita é mais feliz, vive mais tempo e com mais qualidade.


a besta…

20 comentários:

  1. ó tojo tens que ter cuidado quando falas em religaõ.
    mas tb estou plenamente de acordo contigo. ao domingo todos em fila pa missa pa bnão chegar atrasados e depois lá dentro é so cortar na casaca uns dos otros..
    eu vou a missa, sou catolico praticante e sinto-me bem dentro da igreja. se calhar naõ sou perfeitinho tb tenho os meus pecaditos, mas acredito que alguma coisa existe e nios protege.
    amen

    "MR"

    ResponderEliminar
  2. OOOOOLLLÁÁÁÁÁ´´AÁ´!!!!
    CORCORDO COM O MR.
    SOU TESTEMUNHA DE JEOVÁ E TENHO ORGULHO NISSO. AS NOSSAS CRENÇAS, AS CRENÇAS DE CADA UM DEVEM SER RESPEITADAS. EU SOU QB PRACTICANTE REZO TODOS OS DIAS E SEMPRE QUE POSSO ESTUDO ALGUMA COISA SOBRE ISSO.
    QUERO CONQUISTAR O MEU LUGAR NO CÉU, CONQUISTAR E NÃO TER COMO GARANTIDO.
    CADA UM COM A SUA MAS COM O MESMO OBJECTIVO E O OBJECTIVO DEVE SER PRACTICAR O BEM E VIVER O MAIS FELIZ POSSIVEL ESTA PASSAGEM AQUI NA TERRA.
    O TOJÓ TEM PANCADA JÁ TODA A GENTE SABE, SÓ DELE PARA FAZER COMPARAÇÕES COM O FUTEBOL. JÁ AGORA DEUS É O ARBITRO NO JOGO DAS NOSSAS VIDAS!
    HI HI HI HI BJS

    ResponderEliminar
  3. Gostei da expressão "católito satisfeito". Também sou um católito insatisfeito.
    A igreja católica não acompanha a alteração das mentalidades nem das necessidades da vida moderna mas pior faz uma interpretação da bíblia muito própria.
    Existem mais evangelhos do que os 4 que a bíblia tem. Prefiro acreditar que Cristo era muito mais "amigo" de Madalena do que parece. Isto e outras coisas trazem Cristo à terra, logo mais credível e mais admirável.

    ResponderEliminar
  4. Boas...
    Uma das pessoas que mais admiro e que mais gosto de trocar ideias sobre qualquer coisa, principalmente sobre religião, é o meu sogro.
    Cada vez que falamos sobre religião, saio frustrado... mas satisfeito!
    Primeiro, porque o meu sogro é umas das pessoas mas cultas que conheço e a educação/ formação que ele possui é um processo sólido, auto didacta e está em permanente actualização. E depois, porque ele tem argumentos!
    Esses argumentos são tão válidos para ele como os meus são para mim.
    Numa das nossas troca de ideias mais recente, sobre o baptismo, eu questionava o método, o porquê dos pais “vestirem a camisola” aos putos logo à nascença limitando-lhes a escolha, ao que ele respondeu (e acabou comigo num ápice):”então porque é que tu baptizaste o teu filho?”.
    Escusado será dizer que as minhas justificações sobre ser tradição e porque socialmente era a decisão correcta a tomar já não tinham fundamento no contexto.
    Conclusão: se queres convencer alguém, convence-te a ti primeiro e certifica-te que fazes aquilo que dizes…

    Abraços e beijinhos para o lado de lá e de cá da fronteira!

    ResponderEliminar
  5. Aconteceram umas coisas estranhas aqui recentemente, mas parece que agora já está a funcionar!!

    ResponderEliminar
  6. "RELIGIÃO"
    Eu sou completamente contra a religião, embora tenha sido baptizado, crismado,etc, e depois casei pela igreja, mas não aceito a hipócrisia da igreija, em relação a tudo, senão vejamos, gastam balúrdios em catedrais, com igrejas, só o estado do Vaticano tem dinheiro e valores que dá para acabar com a fome do mundo durante 20 anos, mas preferem dizer que não adiantava de nada, regem-se por um ditado que diz " - se alguém tiver fome, não lhe dês peixe, ensina-o a pescar. - " só que não dizem que este ditado nem sequer é da biblia, é um ditado muito mais antigo que cristo, e é chinês.
    Outro ponto é a não aceitação do uso da medicina para evitar doenças tais como a sida ou hepatite, porque dizem que é a vontade de deus que prevalece, mas então porque razão os padres, bispos e pápas vão aos médicos e são operados e medicados, não será a vontade de deus a prevalecer?
    São um grupo de parasitas que se aproveitam da sociedade, em todos os aspectos, independentemente da religião ou culto.
    Agotra posso afirmar que todos temos de acreditar em algo, não sabemos o quê, mas a palavra "deus" poderá significar isso mesmo, algo em que devemos acreditar, embora para mim nada tenha a ver com religião.

    ResponderEliminar
  7. Antes de tudo sou agnostico e já quiz ser padre Missionário, mas depois apercebi-me que as religiões servem apenas um propósito que não é nada divino... serve para ter as pessoas debaixo de um domínio, desde o antigamente até hoje nada mudou.
    Eu acredito que Deus é um conceito Humano e que se traduz nos actos de cada um. Não acredito en NENHUM representante Dele. Não acreditar não é falta de respeito mas sim uma tomada de posição.
    *pajO

    ResponderEliminar
  8. ooooo OOOOo!!!
    as religioes foram feitas para alguem tirar partido disso, ou ainda ñ se aperceberam?
    axam k alguem começa alguma coisa sem tirar proveito disso? tem sempre alguma coisa por tras...
    keres ir para o ceu?tira a ficha, paga e podes ir.
    se aquela das 7 virgens é verdade eu tou la.

    ResponderEliminar
  9. Quando ouvi falar em Jesus Cristo Super-Star numa alma de moral fez-se um click, finalmente Jesus desceu á terra e passa a ser uma estrela.
    Deixa de ser Deus e passa ser uma de nós!!!
    Quando uma avózinha coloca uma imagem de Jesus Cristo na parede é semelhante á neta colar na parede do quarto uma foto do artista que está na berra.
    Se Jesus Cristo voltasse à terra hoje, seria pescador? padre? professor? médico? carpinteiro? artista? de que música gostava? seria preto? seria mulher? usaria preservativo? fumaria no monte das oliveiras?

    ResponderEliminar
  10. Francisco, sabes que o covil amanhã está de parabéns?
    1 aninho... é verdade...
    O tempo parece que voa, lembro-me de pensar:"ora bem, deixa lá ver o que é isto de blog e como é que funciona a brincadeira..."

    Normalmente os blogs desaparecem com a mesma rapidez que aparecem, é normal... é um tipo de comunicação que cansa e "usa-se" dar pausas de meses para voltar à carga.
    Nós não precisámos disso por causa de vocês todos, o pessoal que cá vem todos os dias dar uma espreitadela, comentar. Existem blogs na net muito bons, mas muito bons mesmo que simplesmente não têm comentários, mas as pessoas vão lá e isso é muito importante! Eu e o Xico conseguimos as duas coisas.

    Graças a vocês todos temos um dos melhores blogs da blogosfera... vá, do concelho... ou talvez, de Tondela... que é como quem diz, da zona... num raio de 10 metros :-)

    Parabéns a VOCÊS todos e OBRIGADO por este ano incrivel!

    (vamos continuar por mais um anito?)

    ResponderEliminar
  11. Parabéns ao covil e um jantar estava em ordem.

    xicote, acho que Cristo se existisse na terra... não ficaria muito contente com o dinheiro e poder que as igrejas possuem, é biblico que é mais facil passar um camelo pelo buraco da agulha do que um rico ir para o céu. Mas é pena que as igrejas tenham tanto poder e influencia quando são Históricos os malefícios para um melhor entendimento e conhecimento do Universo que nos rodeia.
    O meu único receio é que chegado o dia em que a Humanidade se liberte do preconceito religioso se venha ele, o Homem, a sentir-se o Deus.
    *pajO

    ResponderEliminar
  12. o roadsailer tem razaõ o vaticano é poderoso e até se fala que patrocina peq guerras contra os infieis. daõ se ao luxo de ter a cupula da basilica s pedro em ouro... é uma vergonha

    "MR"

    ResponderEliminar
  13. Eu quis dizer:
    "Quando ouvi falar em Jesus Cristo Super-Star numa aula de moral fez-se um click, finalmente Jesus desceu á terra e passa a ser uma estrela.
    Deixa de ser Deus e passa ser um de nós!!!"
    Sim pajO, acredito + em Cristo do que igreja. Já fui catequista, imagina, e eu queria mostrar o Super Star mas tinha era de mostrar o Cristo do catecismo. Tb eu sabia pouco é certo...
    Já se fez muita merda em nome da igreja e continua a fazer. Não há muito tempo fui a um batizado e o padre era sem dúvida inspirado e inspirador, gostei muito do que disse e de como o disse.

    ResponderEliminar
  14. Este blog tem sido uma grande viagem para mim. Como diz o guru Tójó este blog é o que é pq há uns teimosos que veem aqui espreitar para ver o que se passa.

    Eu ouvi magusto? e jantar? depois de 20/12? Parece-me bem.

    ResponderEliminar
  15. Boas xicote, depois de 20/12 parece uma boa ideia, podemos fazer jantar e magusto, será um 2 em 1.
    Já agora os teimosos que aqui vêm são só teimosos porque o tójó e o xicote o permitem, ou quase que nos obrigam a ser teimosos porque nos deixam curiosos com os "post's" que nos colocam aqui no covil.

    MUITOS PARABÉNS, E FORÇA PARA MAIS UM ANITO. JÁ SABEM QUE PODEM CONTAR CONNOSCO. PORQUE NÓS SABEMOS QUE PODEMOS CONTAR CONVOSCO.

    MUITO IMPORTANTE: Apareçam hoje na ACERT vamos ver o *pajO a brilhar fora do covil, podemos juntar o útil ao agradável e comemorar o 1º aniversário do covil.

    ResponderEliminar
  16. Epá este tema é controverso…! Bem eu posso dizer que passei e continuo a passar por uma fase religiosa complicada, acreditar ou não acreditar? Isto é, temos expressões no dia-a-dia que nos fazem ou nos levam a acreditar. Se não vejamos, quem é que nunca expressou “…bla, bla, bla, ai minha nossa Senhora…!”, “…bla, bla, bla, graças a Deus…”, ““…bla, bla, bla, Deus queira…”. Depois há a Bíblia… claro para os cristãos está correctíssima… mas criar Adão e Eva e eles darem continuidade à vida humana? Bem para terminar, sim é que podíamos ficar aqui todo o dia… Sabiam que o Vaticano, (Igreja Católica), esconde além de uma grande riqueza em ouro, que dava para “matar” a fome a muita gente em África, possui também documentos que põem a religião Cristã em questão? Abraço…

    ResponderEliminar
  17. Boa Roadsailer!!
    É uma oportunidade única, aniversário e pajO a tocar na ACERT!!
    ACERT...? EU VOU!! 23:00?

    Xico, este blog só começou a dar frutos porque te convidei a participares nele, senão estava condenado, e tu sabes disso! :-)
    Mais uma vez obrigado e parabéns!

    ResponderEliminar
  18. Bruno, ... controverso... muito controverso!

    ResponderEliminar
  19. OOOOOLLLAAAAA.
    SOU TESTEMUNHA DE JEOVA, E TENHO ORGULHO DISSO.
    A CRENCA (C CIDILHA, MEU TECLADO ESTA RUIM)DE CADA UM DEVE SER RESPEITADA. EU ORO (REZAR E TERMO USADO POR CATOLICOS) TODOS OS DIAS E LEIO A BIBLIA.
    QUERO CONQUISTAR O MEU LUGAR AQUI NA TERRA(SALMOS 37:29,IR PARA O CEU E ENSINO DA CRISTANDADE) NO NOVO MUNDO QUE VIRA (SALMO 37:9). A FELICIDADE QUE ESTE MUNDO OFERECE E FALSA E SO A BUSCAM OS QUE SERAO DECEPADOS DA TERRA.

    ResponderEliminar

Comentários