23 março 2007

Páscoa

Páscoa… essa época maravilhosa em que se comemora a morte de Jesus!
Espera aí, comemora-se a morte? Então mas…
A Páscoa é uma época engraçada…
São os sacrifícios, as sextas-feiras santas sem comer carne e no dia as casas cheiram a detergente e cumprimentamos pessoas da família que não vimos há ... desde o ano passado!
Chega à sexta-feira:”não podes comer carne! Vais para o Inferno…” Ok, não como carne, vou comer uma cataplana de marisco naquele restaurante maravilhoso onde fui na sexta-feira passada comer um arroz de tamboril divinal.
Onde é que está a lógica disto? Antigamente isto fazia sentido, o pessoal só comia sardinha e carapau e queria era carne. Hoje, quem come carne é pobre e quem come peixe é rico e sofisticado…!
Ao que me apercebi, a Quaresma é uma época de reflexão em que nos abstemos das coisas supérfluas que estamos habituados no dia-a-dia. Porquê?
Ora bem… conta a lenda que Jesus, ganda maluco, podia libertar-se facilmente das correntes e sair dali para fora, mas não, preferiu morrer pregado a uma cruz para nos provar que por vezes tem que se fazer sacrifícios para outros beneficiarem com isso. Isto resulta hoje em dia? Não me parece…
Outra coisa… já imaginaram a quantidade de cedros que não vêm abaixo nesta época, para fazer óleo? O ÓLEO DE CEDRO!!!
Esse cheiro é típico nas casas nesta altura. Lembro-me de, quando era miúdo, a minha mãe trancar a porta da sala durante a semana anterior à Páscoa para eu e os meus irmão não irmos para lá sujar.
Hoje muita gente já nem abre a porta ao padre. EU ABRO, LIMPEI A CASA, AGORA TÊM DE LÁ IR CHEIRAR O ÓLEO DE CEDRO!
E depois há a cena do coelho… da Páscoa! Coelho? Onde é que este animal entra na história? Qualquer dia inventam que estavam umas caganitas de coelho no monte das oliveiras…
Os americanos inventam cenas para dar mais cor às épocas, e nós toca a imitar.
Primeiro foi a cena do gajo barbudo a quem deram o nome de pai Natal, depois foi a abóbora do halloween, agora o coelho… que é que se segue?
Ah! Como detesto a Páscoa…


Até há que diga que a abstinência não se resume só à alimentação… portanto meus amigos portai-vos com juizinho! ;)

9 comentários:

  1. Pois é jorge, és um tipo liberal, ou melhor muito liberal, porque para não teres nada contra o coelho da páscoa...
    Deixa-me um pouco apático, se não diz-me, tu já alguma vez viste um coelho a por ovos?
    Porque o coelho da páscoa vem sempre com os ovos, algo um pouco estranho não achas?

    ResponderEliminar
  2. tójó não digas essas coisas,que depois o peixe não se vende :-)ai ai ai

    ResponderEliminar
  3. tambem, tambem
    desapareces e apareces mas afinal como e? eu so gosto da pascoa para bebr uns copos em casa dos outros. é engracado que entro em casa de pessoas que naõ falo durante o ano e depois vou la beber copos.
    e esse coelho naõ tem rabuje?

    "MR"

    ResponderEliminar
  4. Os coelhos que põem ovos tiveram origem em Chernobil. Uma verdadeira praga!!
    Isto de por ovos já embrulhados em prata não deve ser fácil. Não admira que os coelhos fiquem com os olhos inchados (rabuje) de fazerem tanta força.
    Agora essa cena de andarem a espremer os cedros só por causa do óleo está mal. É como andar a pescar bacalhau só para fazer óleo de figado de bacalhau.

    xicote

    ResponderEliminar
  5. Antes de tudo desejo já uma boa Páscoa a todos.
    Bem caros amigos/colegas, gostava de vos dizer que a Páscoa é uma festa dos Judeus, já se comemorava muito antes de Cristo ter nascido, quanto mais morrido...! Mas pronto, eu que sou um gajo que tenta sempre olhar o outro lado das coisas e sou sempre do contra...perdoem-me. Ah, já repararam, Jesus morreu num só dia certo? Então porque é que a malta comemora a Páscoa em dias diferentes todos os anos???? Bem claro que estes temas, (religião, paranormal, universo, ...), são temas que se podem desenvolver e desenvolver....
    Tójó grande amigo, boa Páscoa para ti e "prós teus", abraço

    ResponderEliminar
  6. Pois é MR, o pessoal balda-se e depois admira-se que perde a clientela...
    Mas vê a coisa pelo lado positivo,onde é que vais encontrar um blog com mais informação preciosa acerca da Páscoa? Hein?
    O que é que seria de nós sem as explicações do Bruno...? :)
    É por isso que eu digo que quem vem ao Covil fica muito mais enriquecido culturalmente! AH POIS É!!

    Xicote, e se os bacalhaus começam a beber demais e apanham cirroses??? Depois já não podemos deber o óleo de figado! Pronto, ok, só fritar umas iscas...

    Grande abraço para todos os bloggers e Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  7. ola ola
    Antes de mais boa pascoa a todos!!!

    ...Andar de casa em casa, beber aqui e acolá, empaturrar-me com a comida altamente da mama, beber mais um copo e comer mais uma amendoa, mais um copo e mais um beijo na cruz, mais uma amendoa e mais um copo e mais uma fatia de bolo de ovos, do tronco da avó e mais um copo para...beijar a cruz 50 x e mais um copo e mais uma gargalhada e Jesus Cristo GRANDE!

    Imagino Tojo o cheiro a oleo de cedro, os cristais postos na mesa e os vidros a brilhar eheheh, isto é Páscoa :-))))!!!!!!

    À dois anos atras este blog n existia e é como se existisse. Nao mudou nada! É como se em frente à minha janela gigantesaca comentasse os belos posts do Tójó e Xicote - GRANDES! Um beijinho enorme a todos da bela Génova!!!! Um especial ao Gonçalito do meu coraçao.

    Daqui a pouco, depois de uns quantos borghettis vou ao adro ver os foguetes de lagrimas e depois bailareco do C.R de S.Joaninho e vou dançar até ao amanhecer!!!!

    Susana.

    ResponderEliminar
  8. Há 2 anos atrás.....:-))

    Isabel um grande beijo para ti!

    Ti voglio bene piccolina!!!

    ResponderEliminar
  9. Olá Susana!!
    Sim, foi isso que o pessoal fez...
    Desde andar de casa em casa, empaturrar com camarão, bola de carne ou bacalhau, beijinho p'rá aqui beijinho p'´rá ali, trocar salivas e outros fluidos corporais, porque não?
    E ver o fogo de artifício da janela do sotão (sim, porque a idade não perdoa e a malta bebe muito...)
    Que reluzente que estava o óleo de cedro naquelas madeiras... lembro-me como se tivesse sido à 1 semana atrás!
    (Patrice, tu veux boire Gazela?)
    (Francisco enche aí novamente!)
    (Ó Ti Carma, então este ano não houve arroz?)
    O resto não é preciso contar porque já sabes...

    Um beijinho do Gonçalo!

    ResponderEliminar

Comentários