13 março 2006

Lusíadas (outra perspectiva)


Não sou muito destas coisas, mas…
Assisti recentemente a uma conversa, ao almoço, entre dois… bem, entre dois “pseudo-filósofos” que se questionavam sobre a motivação ou o que teria condicionado os portugueses a lançarem-se para os Descobrimentos.
Primeiro, mas que raio de conversa para se ter ao almoço quando um dia antes o Benfica tinha eliminado o Liverpool para uma taça importante qualquer! (VIVA O BENFICA!!!)
Um deles avançou com a sugestão que teria sido pelo poder e ganância muito típico dos portugueses (a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha).
O outro interrompe e insinua que terá sido o espírito aventureiro também muito característico e conhecido do ‘tuga.
E houve também alguém que tivesse metido a colherada e dito que foi a necessidade… porque ainda hoje se emigrava para enriquecer. Este último devia estar sob o efeito de pesados estupefacientes!!!
E lá continuaram com as teorias: “o que teria movido os portugueses a lançarem-se nessa grande aventura da Expansão Marítima Portuguesa?”
É preciso ser muito esperto? Gajas!!! Este nome diz-vos alguma coisa? Foram gajas!!
Se estamos a falar obviamente de portugueses homens, por acaso nessas expedições iam lá as Marias deles? Claro que não!
Nessas pesadas aventuras de meses e até anos em barcos a lutar contra ventos e marés, peste negra e Adamastores, iam mulheres? Nope!
Os gajos estavam simplesmente a cagar-se para os Lusíadas, eles queriam era chegar o mais rapidamente a terra para saltar p’rá cueca (neste caso não é cuecas mas sim folhagem porque a tanga foi inventada uns anitos mais tarde) de alguma indígena que por ali andasse.
Eu não meti a colherada para não me chamarem depravado e fui à minha vida…

a besta...

62 comentários:

  1. Também acho que foram as gajas.
    Tanto é que foi no Brasil que inventamos as mulatas :-))
    (aviso que não sou racista)
    E o Adamastor essa grande bichona sempre á cóca dos marinheiros, nunca me enganou ...

    ResponderEliminar
  2. Pois é...o que os homens fazem para tirar a folhita da cintura de uma mulher...
    É que nessa altura não havia mulheres cá em Portugal, e portanto, é compreensível que estes nossos heróis do mar se tenham aventurado aos ventos e tempestades, desta maneira corajosa e admirável, para depois terem a recompensa de ver o que está por detrás da folhagem... Sim, porque tudo isto era um mistério para estes homens...imagino o espanto deles quando, depois daquele sacrifício todo,(se calhar até levaram com o Adamastor de marcha atrás...) tiraram a folha daquela cinturinha de vespa e pensaram: então mas afinal, para que é a folha se já tem rama?
    Ora esta, ora esta...

    ResponderEliminar
  3. Pois...
    mas a cena, é que eles ouviam falar de umas mulatas do outro lado do oceano e lá foram...
    E sabes como é...
    (Há lá mulher "mai" linda que a portuguesa...?!!!)

    ResponderEliminar
  4. Mai linda que a portuguesa??
    Nah cara, sê tá enganado! Isso que sê tá dizendo é uma barbaridade! Essas mulatas só têm é bum bum, e cadé o bigodinho fofinho, cadé? ...Elas não têm não! E já a minha vovozinha que, Deus a tenha, dizia: mulher sem bigodinha não dá f******!!!

    ResponderEliminar
  5. Isso é bem verdade!
    Não quero dizer que eles fugiam das mulheres de cá... atenção, longe disso!
    Só que eles saím para o mar pescar e quando davam por isso já estavam mais longe da costa portuguesa que de outro lado qualquer. E depois, pronto, as necessidades básicas tinham que ser satisfeitas...
    Subiam ao mastro e escutavam:
    "Quem mostra' bo
    Ess caminho longe?
    Quem mostra' bo
    Ess caminho longe?
    Ess caminho
    Pa São Tomé

    Sodade sodade
    Sodade
    Dess nha terra Sao Nicolau"

    ResponderEliminar
  6. ah fala-me a cantar! Assim sim...

    ResponderEliminar
  7. Pela primeira vez Tójó discordo ctg! Não estou a ver que tenham sido motivações de ordem sexual a levar os portugueses a tão empenhadas tarefas! Pelo menos da maneira que estás a pensar. Senão vejamos: para mim havia por aí uns tantos lunáticos que na ânsia de ficarem neste jardim à beira mar plantado com um sem número de belas damas tristes sós e abandonadas, incentivavam aqueles malucos ávidos de riqueza a viajarem para bem longe… O paraíso que esses malucos procuravam passava a ser a tão estimada pátria repleta de donzelas carentes! Desconfio até que foi nessa altura que começou a falar-se das tais sete mulheres para cada homem, nessa altura devia ser bem verdade… Não te parece mais lógica esta tese??? Ainda hoje isto funciona um pouco assim! Os descobridores modernos, também eles ávidos de riqueza, acabam não raras vezes atulhados debaixo do dinheiro e de um belo par de cornos...

    O baldeador

    ResponderEliminar
  8. Depois de ler atentamente a tua opinião apetece-me reformular a minha tese sobre os Lusiadas...
    Mas penso que não o vou fazer visto que teve o resultado esperado: criar polémica e discordância!
    Obrigadão pelas vossas opiniões, todos sabemos que Os Descobrimentos Portugueses foram/são um dos muitos(?) motivos de orgulho para Portugal (apesar que para alguns somos uma provincia de Espanha...)
    Vocês estão inspirados...

    ResponderEliminar
  9. "Ó mar salgado, quanto do teu sal
    São lágrimas de Portugal!
    Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
    Quantos filhos em vão rezaram!
    Quantas noivas ficaram por casar
    Para que fosses nosso, ó mar!

    Valeu a pena? Tudo vale a pena
    Se a alma não é pequena.
    Quem quer passar além do Bojador
    Tem que passar além da dor.
    Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
    Mas nele é que espelhou o Céu."

    Ah tugas valentes!!

    Como qualquer tuga que se preze, depois duma vitória, toca a festejar! Ora, portanto, era mais uma rodada e uns tremocitos e já agora tem amendoins? E, pumba...descobrem que o amendoim tem poderes afrodisíacos. Lá iam eles todos tolos antes da pinocada comer amendoins...com casca e tudo! Aquilo do efeito afrodisíaco era mais psicológico que mais nada, só mais tarde na tasca do ti Jaquim é que lhes ensinaram, de tuga para tuga, como funcionava realmente a coisa...

    ResponderEliminar
  10. bibá as mulheres com bigode....
    os homens...
    os homens...
    ora bem, a meu ver eles partiram pro quê?partiram pq as mulheres lhes pediram um tempo...
    então os bacanos basaram...
    mas as saudades começaram a apertar, o bacamarte a saltar, e eles sem esperar voltaram.
    só isso!!!

    ResponderEliminar
  11. El Matador, antes de nada, te digo que permanecí feliz por ver tu esfuerzo para percibir el portugues! Ja subió en mi consideración, porque todos nosotros sabemos que estas dos linguas no tiene nada que veder una con otra, son muy diferentes, y ni tiene sequer la misma origen. Soy impresionada!!!
    Es verdad que mi gusta muy escribire. Lo que sucede en la realidad, es que ho cominciado a navegare en la rede y, por la coincidência, yo me crucé con este blog... entonces, apartire de este día nunca mas fuera la misma. Escribo, escribo, escribo....ate mismo me olvido de comer y ya tengo calitos en los deditos...
    Sí, soy feliz cuando vengo al covil porque estoy entre amigos.
    Besitos

    ResponderEliminar
  12. ... com o tema "descobrimentos" não podia faltar um espanhol!!!
    Saludos el Matador!

    O Baldeador.

    ResponderEliminar
  13. El Matador,
    Vou escrever devagarinho para me fazer entender melhor...
    És sempre benvindo, nesta casa portuguesa concerteza! Há sempre pão e vinho, umas moelitas, azeitonas e um picapau sobre a mesa...Não precisas de trazer paella ou tortilla de patata que nós aqui tratamos-te bem!
    Aparece mais vezes, gostamos de te cá ver!
    Gracias por tu atención a mis comentarios...

    Un saludo

    ResponderEliminar
  14. Eu discordo um pouco com toda esta coisa dos descobrimentos pelo seguinte: os nossos antepassados não descobriram coisa nenhuma meus amigos, tudo aquilo já lá estava, bastava lerem o raio do mapa, ha não tinham mapa... pois assim já é mais complicado. O facto é que o Brasil já lá estava com os seus habitantes, os índios, porque razão nos fomos meter na "casa" dos outros? Isto faz-me lembrar (e agora voltando à actualidade) dum certo Sr George W. Bush que tem um pouco (tal como os Portugueses) a mania de se meter onde não é chamado. Meus amigos nós invadimos os outros países, dividimos o planeta em dois com Espanha. Pois é, estamos a falar das Invasões Portuguesas, quais conquistas, os milhares de Portugueses que morreram por esses mares e para qué? Para vir um Rei qualquer dizer que fez mais que o outro? Nada mudou, hoje é igual, o Socrates disse o que disse do Santana que disse do Guterres que disse do Cavaco que disse ... Assim não vamos a lado nenhum, passados mais de 500 anos das Invasões Portuguesas ainda estamos no mesmo sítio, mesmo ao lado de Espanha, que raio de sorte a nossa.

    ResponderEliminar
  15. o problema é q se quissessem gajas eles nao tinham sequer saido, cá para im eles levavram era gajas dentro dos pipos de vinho xD

    ResponderEliminar
  16. ...e tão bem que estamos J. Pack...
    neste jardim à beira mar plantado como disse o Baldeador.
    Imagina se fossemos uma grande potência... tinhamos que intervir e participar nessas guerras que por aí vão havendo, e fazer outras coisas nojentas...
    Ao menos assim, estamos aqui no nosso cantito com as nossas crises económicas, ninguém sabe que estamos aqui e vamos passando despercebidos.
    Portugal é o país onde as coisas chegam por último, é certo, mas se virmos bem... são as coisas boas e as más.
    Quanto a Espanha... pois não sei...
    saludos el matador

    Ó Belo, só pensas em vinho, men!!!!

    É verdade... PARABÉNS XICOte!!!!
    Ou melhor... PAPÁ XICOte!!!!

    ResponderEliminar
  17. Oi, povo, vô 6 tão mesmo desinformados! Não lêem história, não, é? Afinal, esse Camões não era aquele gajo magrito que andava em cima de um cavalo, acompanhado pelo San/chupança, (se era sã ou doentia, não posso afirmar; só sei que o homem parecia gostar)numa batalha infernal com os moinhos de vento?... Sim, aquele mesmo, meio maluco e parente de outro gajo muito conhecido, o Miguel de Serventes. Cá, eu acho que se o Camões andava atrás de gajas, era uma tal de Dulcinéia. Ela morreu afogada, não foi?... Coitadinha!... Camões até tentou salvá-la, mas os Lusíadas era mais importante; virou best-seller (!), apesar da difícil leitura. É cansativo pacas, não? De desgosto o Camõesito furou um olho; não sei se o esquerdo, o direito, ou o outro... Que tragédia!... Mas... Ô pá, desculpem lá, tô mesmo a fazer uma grande confusão. Santa ignorância! Afinal, já me recordo, Camões é aquele gajo estacionado por cima de um estacionamento, bem alí ao pé do Bairro Alto, em Lisboa. Por sinal muito bem acompanhado (!) por um grupo de rapazinhos académicos, com umas roupas meio amaricadas... (uns que andaram a estudar em Coimbra e ficaram famositos). E prá romper com o marasmo do "ser/estar escionado", revoadas de pombos c...-lhe em cima. Desculpa lá, Camões, tamanho engano. Dá cá (as) mões e continuemos amigos. Arre égua, tudo culpa dessa barreira cultural chamada Atlântico. Cumprimentos.
    (Olá, Töjö!!!...)

    ResponderEliminar
  18. Correção: Onde se lê "ser/estar escionado" leia-se: "ser/estar estacionado". Sorry!

    ResponderEliminar
  19. Obrigado AgLima!
    Esse comentário valia-lhe já o próximo post...
    Assim está bem... há nivel, minha gente, há nivel!
    Genial como sempre AgLima
    Grande Abraço!

    ResponderEliminar
  20. só tenho para dizer que é com muito muito gosto que vos leio a todos.

    ResponderEliminar
  21. Povo!
    É só para vos dizer que a nossa "besta" mais recente deixou um comentário digno de ser lido no post anterior. Não percam!
    'bridadinho
    Deixem-se estar...

    ResponderEliminar
  22. hello everybody i should like to say some words about your work.
    one day i wasn´t at home and some one knock on my door but i was in the jungle, then when i can back home my friend charlien told me that some one has been trying to talk to me,then i look arround and i found a letter! do all off you want to know what was rigth in that letter? tell me.
    bye everybody

    ResponderEliminar
  23. há sempre um ou mais motivos para sair do país,pode ser em trabalho. mas por causa de gajas! Nao compreendo como dizem(eles ouvíam falar de umas mulatas)por favor s nao havia tanga como poderia existir essa informaçao?Outra diz(o k os homens fzem para tirar a tanga a uma mulher...)essa concerteza que tá e só tá a defender o sexo feminino.Esta é demais (foi no brazil que inventámos as mulatas)isso lá s inventa?E esta (eles saíam para pescar) bem eu fico estupefacto com esta liricaridade formal de desenvolver um texto tao bem conhecido e muito falado. PARABÉNS...
    Gostei do comentário do ANONYMOUS tens toda a certeza no que dizes isso mostra que és culto e conhecedor da tua riqueza.
    esse tójó;nao sei mas deixa muito á quem....
    parece que vamos ter caso o MATADOR gostou da SUSANA bem este blog já tá a ter resultados amorosos,é sempre bom ver que o amor existe.
    Tambem nao é caso para falar de politica srºPACK nao mistures a actualidade com o passado já há muito vivido. Isso é imflamar o k que ficou bem curado.
    Ó Belo será que tu quando abres um garrafão em vêz de o beberes metes lá a pila para ver se alguem a vê?
    Parece-me que tu deves ter problemas ou com as mulheres ou com o vinho.(fico á espera da tua conclusao)
    HÁ NIVEL, SERÁ??...
    QUERIA DIZER QUE VOCÊS VAO NO BOM CAMINHO MAS TENHAM CUIDADO COM O NIVEL...

    ResponderEliminar
  24. OLA PESSOAL AINDA SE LEMBRAM DE MIM? POIS EU SOU O VERDADEIRO NIKO O MESTRE, SIM O MESTRE.GOSTEI DOS COMENTARIOS SAO DO MELHOR. BOAS

    ResponderEliminar
  25. Isto chama-se liberdade de expressão!!!
    Obrigado, sr. perfeito, por te teres dado ao trabalho de ler tudo e comentares. Para nós é importante e os blogs vivem disso.
    Grande abraço!!

    ResponderEliminar
  26. Hey! NIKO!!
    Como é? Vai aparecendo...
    Porta-te!

    ResponderEliminar
  27. SKANK
    yes it's fucking political, everything's political...
    POLITICAAAAAAALLLLL!!!! Brutal!!!

    SRº PERFEITO
    Espírito crítico aí com força, gosto de ver...continua!

    NIKO
    Tava a ver que não saías da toca! Tímido como sempre...tou-te a ver todo coradito a escrever :-)))

    Beijos e abraços!!!!

    ResponderEliminar
  28. Susana... em grande (como sempre)!
    Para quando um perfil?
    bjs

    ResponderEliminar
  29. É pá ó Tójó isso do perfil é complicado porque não gosto do meu, só gosto de me ver de frente...e, segundo os entendidos, se eu não gostar do meu perfil quem gostará?
    Mas olha vou pensar no assunto...
    Quem sabe eu até perco a cabeça e o exponho... nunca se sabe... Tenho esperança de ultrapassar este complexo, que me consome desde que me olhei de lado. Espero que voces me entendam e estejam comigo! Eu sinto que estão, e isso da-me forças...dá cá mais 5 ó meu!! ok, que sejam 6...não vamos discutir por causa disso.....ó meu!!!

    ResponderEliminar
  30. parece que o rapaz(tojo)nao gostou muito da minha expressividade mas contudo tenho a susana ela parece ser formal, mas nota-s um pouco de sabedoria,(só te queria dizer uma coisa susana, tens de melhorar a tua capacidade de expressao)quanto ao resto eu até gostava de mostrar o meu perfil.sinto-me capaz de vos pôr com o cérebro a arder,e com um ar de incúltos(sem ofensa) fiquem com a vossa ignorância,e continuem o vosso trabalho,qq dia vão merecer um globo,mas diferente...

    ResponderEliminar
  31. Susana, tem lá cuidado com isso porque tu de lado quase que desapareces rapariga...
    Não faças isso!
    A ideia é consumir complexos e não o contrário! Eu por acaso já à algum tempo que não consumo uns complexozitos...
    Obrigado pelo comentário à foto do dia! TU ESTAVAS LÁ!!!

    ResponderEliminar
  32. OLÁ SUSANA TÁ-SE BEM SABES BEM QUE EU NAO SOU NADA TÍMIDO. GOSTEI MUITO DAS CRITICAS E DA FOTO DO TOJO TÁ MUITO ORIGINAL VÊ-SE LOGO QUE É ELE NO SEU MELHOR (SEM OFENSA,MAS PARECE QUE TÁS A MANDAR UM FAXE) UM ABRAÇO A TODO O PESSOAL QUE FREQUENTA ESTE CANTO DE INTERVALO DE LICEU

    ResponderEliminar
  33. Outra coisa srº TOJO,nao penses que por tu pensares que isto,ou isso que vocês falam ,é liberdade,será?!.Não me parece o k vocês fazem,é uma falta de clareza expressiva,e isso retráta-se na inércia do dia a dia...passe bem

    ResponderEliminar
  34. longe fica a rua,onde eu te vi partir,mas a vida pode recomeçar
    onde eu quis sentar-me ao pé d ti
    cheio d assuntos pra t impressionar

    pronto pra ir ao fim do mundo atrás de ti
    pronto pra ver perder-s a lembrança de mim

    os teus olhos passaram por mim
    eu tinha vida a desesperar
    e num instante o futuro decidi
    e ao nao decidi e ao o congelar

    pronto pra ir ao fim do mundo atrás de ti
    pronto pra ver perder-s a lembrança d mim
    pronto pra ir ao fim do mundo atrás de ti

    áhh é que os fracos nao agarram
    as hipóteses de mudar
    o que agora só me resta recordaaaaaar

    esta é uma letra de jorge cruz do album sede é muito bonita. aliás sao todas

    ResponderEliminar
  35. Vejo por aqui comentários mais perdidos do que algumas das Náus que acabaram por chegar a bom porto... mas como é de descobrimentos que falamos, talvez esses pensamentos nem sejam descabidos de todo. Estas palavras estão a servir de transporte a descobertas só possiveis quando na base está um teclado qualquer...Aínda bem que é assim...
    Abraço

    O Baldeador

    ResponderEliminar
  36. ora muito bem até jornalistas temos no blog... uma salva de palmas ao sr.perfeito...
    ora a susana gosta do matador,depois o anonymous é culto, o j.pack anda a confundir o presente com o passado... etc... etc... e tu sr. perfeito idiota que vens cá fazer? diz-me la agora tu que és perfeito, e que sabes mais que os outros,qual é o teu nivel??? ah espera aí que eu já sei, o teu nivel é andar a dizer que este e aquele são assim e assado? e que dizem isto e aquilo? ah é este o teu nivel... muito bem, parabéns a ti e ao teu nivel!!!

    ResponderEliminar
  37. srº petrus tenho muito prazer de lhe responder, mas com o devido respeito,sem ignorar a sua qualidade no que diz respeito á falta do mesmo.
    queira saber que o meu nivel nao é nem será igual ao seu,deves ser o policia cá do blog, e quanto eu sei essas criaturas nao correspondem a qualquer tipo de nivel.Mas nao querendo ser muito vulgar(como o seu caso)
    digo-lhe que nao merece comentario da minha parte.
    A SUA EXPRESSAO DEMONSTRA MUITA FALTA DE RESPEITO E ISSO EU NAO TOLÉRO.

    ResponderEliminar
  38. sem querer ser abusivo vou pôr fim a qualquer tipo d comentário da minha parte.peço imensas desculpas se causei algum dano moral ou pessoal.
    com a vossa licença.
    srºperfeito

    ResponderEliminar
  39. ola srºperfeito parece que o teu coraçao ficou a tremer com as criticas. um abraço

    ResponderEliminar
  40. eu curto buérérés lhinfas,musas,e essas coisas que têm a ver com lhégas. um abraço a todos em especial pra mim

    ResponderEliminar
  41. Porque é que os corpos dentro dos seus caixões são tão pesados? Eles dizem que é devido a algum tipo de inércia, que o corpo já não é mais dirigido pelo seu dono... ou alguma tolice desse tipo, em oposição às leis da mecânica e do senso comum. Eu não gosto de ouvir pessoas que não têm mais que uma educação geral aventurarem-se a resolver problemas que requerem um conhecimento especial. Os cidadãos gostam muito de dar opiniões sobre assuntos que são do foro do soldado ou até mesmo do marechal de campo; enquanto homens que foram educados como engenheiros preferem discutir filosofia e economia política.

    Fiodor Dostoievski, in 'Bobok'

    Isto é para si, Sº perfeito, que opina sem saber e sem conhecer!

    E já agora, como vão as eleições? A fazer campanha desta maneira, acho que não chega a perfeito, aliás, nem sequer para lá caminha!

    Outra coisa... A LÍNGUA PORTUGUESA É TÃO BONITA, POR FAVOR, NÃO A ESTRAGUE!!!!

    ResponderEliminar
  42. Olá, Töjö,
    Uma das coisas boas em se ter amigos é que eles nos mentem, ñ ficam vermelhos e... ainda somos capazes de os perdoar. Obrigado pela generosidade dos teus comentários. À propósito, que perfil, hem?... Urrrrrrrr!
    Grande abraço, amigo. AgLima.

    ResponderEliminar
  43. se não merecia comentário da sua parte porque o fez?
    o sr. é que não tem respeito por ninguém, 1º porque se mete onde não é chamado e 2º porque fala sem saber...
    e para além disso não sabe escrever...
    ora quem diria, perfeito deste nivel que nem escrever sabe...
    por favor...
    em vez de vir meter a colher onde não é chamado, porque não vai para a escola iniciar o seu primeiro ano, sim pois só assim é que consegue melhorar a sua escrita,nem quero imaginar como o sr.deve falar...

    ResponderEliminar
  44. Oi, txurma do Besteirol (ou será BestAirol?,
    Cheira-me que o excesso de chuva do fim de semana fez muito mal à alguns... não sabia que a água fizesse, tb, mal ao fígado e pudesse provocar tanta bilis... Calma, gente!... defeitos de antenas?... "manuais ambulantes" a pretenderem dar lições, como se a verdade dos outros não fossem, tb, verdades?... "pseudos intelectuais", com mania do "sabe-tudo" a utilizarem "falsos saberes" em detrimento do outro?... Pequeno demais, não?... Acordemmmmmmmmmmm!... O mundo tá desabandooooooo!...
    Bem, mas deixemos de lado o someno importante.
    Hoje é o dia consagrado à Poesia, né? Pois é, mais uma data!... Mas, a poesia não está nas nossas vidas todos os dias do ano? Na minha, pelo menos está, graças à esta maravilha de sentimento - a sensibilidade.
    Prá arrefecer ânimos deixo aqui estas duas pérolas da poesia Luso-brasileira:
    "Os amigos amei,
    despido de ternura fatigada.
    Uns iam, outros vinham
    e a nenhum perguntava
    porque partia, porque ficava.
    Pouco era o que eu tinha,
    pouco era o que eu dava.
    Mas só queria partilhar
    a sede de alegria,
    por mais amarga."
    AMIGOS - Eugénio de Andrade (Port)

    "Não precisas bater quando chegares.
    Toma a chave de ferro que encontrares sob o pilar,
    ao lado da cancela
    e abre com ela a porta baixa, antiga e silenciosa.
    Entra.
    Aí tens a poltrona, o livro,
    a rosa, o cântaro de barro
    e o pão de trigo.
    O cão amigo poisará nos teus joelhos a cabeça.
    Deixa que a noite vagarosa desça.
    Cheiram a relva e sol, nas arcas
    e nos quartos, os linhos fartos
    e cheira a lar o azeite da candeia.
    Dorme, sonha, desperta!
    Do pomar surge a manhã de mel contra a janela.
    Fecha a porta e vai.
    Não olhes para trás quando tomares
    o caminho sonâmbulo que desce.
    Caminha e esquece."
    HÓSPEDE-Guilherme de Almeida (Bras)

    Amigos, que a poesia de todos os dias inunde os vossos corações. Juro que não morrerão afogados.

    Desculpem ter me extendido tanto.
    Abraços, AgLima

    PS - Desculpem se fui exaustivo.

    ResponderEliminar
  45. muito bonito aglima,continua sempre com a poesia a preencher os teus dias...

    ResponderEliminar
  46. vou ser franco com vocês todos, eu só fiz isto por brincadeira ,e porque vos conheço a todosou quase.. desculpem o incómudo,continuem com este trabalho ou com este antibiótico pró stress. um bom blog a todos...

    ResponderEliminar
  47. ola people caso nao s lembrem hoje é o dia da arvore,de respirar este ar que nos dá vida e a arvore é esse ar e como eu gosto muito do ar e das arvores,vou semear as sementes que tenho aki na minha secretária.
    sao as sementes que me transformam
    e que me deixam respirar o ar que me dao.(CANNABIS,A SEMENTE QUE SÓ RESPIRA O AR INTELIGENTE)
    UM ABRAÇO

    ResponderEliminar
  48. ... não foram os descobrimentos a primeira ponte dessa e outras árvores rumo á velha Europa?? Como vês Niko, mesmo sem querer continuas a falar de descobrimentos...

    O Baldeador

    ResponderEliminar
  49. Obrigado por todos os vossos contributos...
    A todos sem excepção um grande bem-haja!

    ResponderEliminar
  50. para ti sr.perfeito:
    nascemos com duas orelhas e uma boca...
    sabes porquê?
    para ouvirmos muito e falarmos pouco...
    as palavras por vezes ferem muito...
    e depois de ditas,já não há nada a fazer...

    tem mais cuidado!

    ResponderEliminar
  51. magnifico aglima...
    a poesia faz muito bem à alma...
    continua...

    um abraço

    ResponderEliminar
  52. Sinceramente,mas mesmo sinceramente
    só podiam ser as "Marias" o grande
    objectivo dos tugas.Afinal pra quê
    continuar a comer do mesmo prato,
    quando podemos comer algo diferente!!(refiro-me às "Marias" mulatas,obviamente).Já agora em relação ao comentário do XICOTE quando diz que o Adamastor era uma
    bichona(concordo),acho que esse comentário se aplica também a uma certa personagem-SRº PERFEITO!!
    Long live MARIAS MARIAS MARIAS MARIAS porra não consigo parar com
    isto!MARIAS MARIAS MARIAS MARIAS....

    ResponderEliminar
  53. Como é Mota?
    Pois é, prometeste-me um comentário e cumpriste, muito bem...
    Pois a partir de agora fazes parte da Irmandade da Besta.
    Já agora... as quotas são apenas a módica quantia de... :-))

    BEM-VINDO!!!

    ResponderEliminar
  54. Agnaldo Lima...
    Este pessoal nem imagina que temos um artista deste gabarito no covil...
    Meus amigos, quando forem a Lx não percam a oportunidade de ver as exposições que tenham assinatura Agnaldo Lima.
    Como artista é do melhor!
    Como pessoa não existe igual...
    das melhores criaturas que Deus colocou no mundo, que nos deixa marcas e que nos transforma.
    Abraço deste amigo de sempre para sempre!

    ResponderEliminar
  55. Töjö,
    És um cavalheiro, um gentleman, um ser especial! Obrigado pelas tuas palavras... deixas-me emocionado!... O mérito de me teres como teu grande amigo é tbém teu, não te esqueças.
    Um grande abraço,
    AgLima.

    s.l e Smol, obrigado! São muito gentis. Abraço AgLima.

    ResponderEliminar
  56. O sr perfeito, falou demais foi arrogante e parece ter-se arrependido. A mim soou-me a falso.
    Quando a força que nos move é a dor de cotovelo, há sem dúvida uma viagem interior de auto-descoberta que falta fazer e refazer continuamente. A vida é aprender a conhecermos-nos melhor. Esta atitude não é egocentrica, é quando nos dedicamos aos outros que vamos ganhamos controlo de nós mesmos. Existe o "eu" e o "eu mesmo" o eu é o que os outros veem o eu mesmo é a vozinha que ouvimos dentro da cabeça.

    ResponderEliminar
  57. Sim Xico... és uma pessoa razoável bastante equilibrada e super inteligente, e isso é fixe. Sou um previligiado em ter-te como colaborador no blog!
    PajÓ... um ser do outro mundo!
    Contagia qualquer pessoa com a sua energia e com seu humor elegante e inteligente. Fotografo de primeira (superior ao nivel Nat. Geog.), com um curriculo invejável!
    É pá tinha que fazer o teu perfil!!!:-)))
    Aglima... aquele abraço!

    ResponderEliminar
  58. super inteligente contrasta muito coma minha crescente noção de como sou pequeno mas dou or encerrado o tema por aqui. Agradeço o estímulo.

    ResponderEliminar
  59. Ainda sobre este tema gostaria de dizer que acho que foi por sorte que descobrimos Africa, Brasil, ... Foi por sorte que os descobrimentos correram bem, será que correram?!!
    Sair para um mar descohecido numa casca de noz é comparavél a ir para a lua sem pensar antes saber o caminho ou o que lá vamos encontrar.
    Se fosse algo deliberado como explicar que as pessoas escolhidas para ir fossem os criminosos e outros que tais?
    Houve alturas em que quando o capitão do barco se deu conta que ninguem sabia distinguir bombordo de estibordo mandou pendurar um braço de cebolas de um lado do barco e outro de alhos do outro lado. Assim bombordo e estibordo foram substituidos por cebolas e alhos.
    É o famoso improviso lusitano ou será a desorganização lusitana?
    Por sorte chegámos longe, muito longe por desorganização ou outra coisa qq não ganhámos muito com isso.
    Acho que já se faz tempo de voltarmos a zarpar, de partirmos novamente noutra vaga de descobrimentos mas desta vez com a lição estudada ganharmos algo com isso e dar novos mundos ao mundo sem apagar (subjugar, matar, violar,...) pedaços de mundo ao mundo.

    ResponderEliminar
  60. Olá, Xico,
    Que bom seria se aquelas caravelas tivessem sido tripuladas por gente como nós!... tudo teria sido diferente, né?...
    Quando partires, nessa nova forma de descobertas, estarei no cais, à espera de que tenhas um lugarzito para mim.
    Na minha bagagem ñ levarei muito o que oferecer, mas prometo ñ atrapalhar.
    Um grande abraço e até lá!
    AgLima.

    ResponderEliminar
  61. Sim, conto contigo aglima mas é para ocupares um lugarzão :-)) e vais ver vamos encher o barco.
    1abraço

    ResponderEliminar
  62. I'm impressed with your site, very nice graphics!
    »

    ResponderEliminar

Comentários