21 março 2006

vida


Como é o dia da poesia eu também quero deixar o meu contributo com um texto que fiz hoje no âmbito dum trabalho para a escola.



VIDA

Percorremos, por vezes, caminhos que não queremos.
A simples ideia da volta nos revolta.
Cada passo dado, cada pedra ao meio ou pontapé no passeio, estranhos que cruzamos, faz cada passo durar anos.
Pontes, rios e outros desafios fazem-nos crescer e crescemos todos os dias sem querer.
Damos saltos, altos e caímos… nos telhados, cansados…
Conhecemos pessoas perigosas com armadilhas manhosas e continuamos em frente, tentamos chegar rapidamente.
Cada barreira, cada fronteira e cada queda no asfalto faz-te mais forte, importante e talvez com sorte… consigas chegar mais longe.
Sonhamos e queremos mais, queremos ter tudo: casas, carros e piscinas nos nossos quintais…
Sonhamos em ser os melhores, o orgulho dos nossos pais.
Árvores caídas barram a passagem, outras na margem… caídas como os sonhos.
Caminhos sinuosos à beira de abismos com tempestades e sismos, ventanias e trovões.

E avistamos o fim… queremos voltar!
Mas lá para trás a passagem ruiu… é tarde demais… a vida, fugiu…



Dedico este texto a todas as pessoas que visitam este blog.
Por vos ter, para mim já é o melhor blog do mundo.


a besta...

40 comentários:

  1. caminhos,pessoas,lugares,sao o chamamento, para a ivolucao,e para o crescimento.

    nao é prciso ter sorte para ir,ou para ter.
    é preciso é saber viver.

    será que vale a pena andar-mos sempre a consultar a nossa imaginacão?
    ou é a nossa cabeça que sofre de saturacão?

    sao sonhos acordados que nos mantêm de pé,sao vidas ao nosso lado que nos fazem sorrir,olhar prá frente,viver...
    sao comidas, bebidas, excessos, problemas,temas,solucões, muitas ou poucas mas fazem-nos sofrer...

    eu sinto, eu vejo, eu quero, eu preciso, eu acredito, eu vou.
    mas será que amanhã ainda cá estou?

    um abraço a todos
    e tojo muito bem
    gostei

    ResponderEliminar
  2. não sou muito ligado "no dia de ..." mas se este dia te inspirou para este poema, não dúvida que valeu a pena.
    5 estrelas

    ResponderEliminar
  3. ai estou tão comovida... :-)
    é verdade tudo o que disses-te...
    nesta vida tudo é uma incerteza...
    mas vale a pena vivê-la intensamente, e usufruir de todas as coisas maravilhosas que ela nos oferece...
    as coisas más... essas por vezes servem para abrirmos a pestana e acordarmos...

    gostei muito...

    continua a fazer as pessoas chorar... :-)

    ResponderEliminar
  4. É uma vida, é uma vida...
    É uma vidola...é o que é, é uma vidola...
    Andamos ou....desandamos, desandamos...
    Pois é...
    Já lá vai o tempo em que eu ........agora?....

    Lembrei-me de uma coisa...
    Tenho que ir para a rua ouvir os passarinhos a chilrear e as flores a desabrochar porque chegou mais uma Primavera! Quero curti-la ao máximo! Quero assistir ao nascimento das espécies da natureza....e ao equilíbrio das cores ...Não quero chegar ao Verão e pensar que ela passou por mim e eu nem a vi....
    O que nos acontece é, na maioria das vezes, reflexo da nossa realidade interior!
    A vida trata-nos do mesmo modo que a tratamos a ela!

    Tratem-na bem que eu vou fazer o mesmo....

    ResponderEliminar
  5. ... quando somos atingidos por certos raios do destino, sentimo-nos receosos por dependermos do outro. E, com isso, as águas do amor não se espalham...

    A minha vida cabe quase toda nesta frase que tenho lido vezes sem conta!

    O Baldeador

    ResponderEliminar
  6. ...e se a vida não for mais do que um sinuoso caminho para a morte?
    ...e se a luta não for mais do que do que uma procura incessante da sorte?
    ...e se a alegria não for mais do que a transição para a tristeza?
    ...e se o bem estar não for mais do que o inicio da pobreza?
    ...e se o amor e o ódio se sentarem a mesma mesa?
    ...e se a dúvida for sinónimo de certeza?

    …e se ...
    …e se...

    De quantos "e ses" é feita uma vida?

    Abraço

    O Baldeador

    ResponderEliminar
  7. ...e se a vida não for mais do que um sinuoso caminho para a morte…
    ...e se a luta não for mais do que do que uma procura incessante da sorte…
    ...e se a alegria não for mais do que a transição para a tristeza…
    ...e se o bem estar não for mais do que o inicio da pobreza…
    ...e se o amor e o ódio se sentarem a mesma mesa…
    ...e se a dúvida for sinónimo de certeza…

    …e se ...
    …e se...

    De quantos "e ses" é feita uma vida?

    Abraço

    O Baldeador

    ResponderEliminar
  8. susana, quem te nao te conhecer até pensa que tu já ultrapassas-t a faze da juventude, tu ainda és uma criança, todos nós ainda o somos, nunca deixes de o ser, solta a criança que há em ti...vai, vai a rua e espreita um buraco que passa aos teus pés, desvia-te da tal pedra, salta o cagalhão deixado pelo cão da vizinha, diz ola ao sr da pádaria,olha para o ceu mas cuidado pode um pássaro cagar-te em cima. um beijinho gostei muito das tuas palavras.

    ResponderEliminar
  9. está muito fixe o blog... sim um espectaculo
    é de louvar o trabalho do tójó e do xico te... é pessoal como vocês que faz falta na nossa sociedade... um exemplo para o pessoal novo qu se baseiam no comodismo para n fazer nada. força malta e parabens...
    fri

    ResponderEliminar
  10. atenção!!! eu disse que o blog está fixe mas... mas... mas... a certas e determinadas coisas que não... e perguntam vocês porque e muito bem!!! porque existem super individuos que deviam estar proibidos de cá entrar... voces estão me a entender n estão?? eu sei que sim...
    por isso continuem o vosso caminho e ignorem aqueles que vos tentao atrapalhar!!! ou seja os verdadeiros amigos do blog são os que ajudam o blog e não os que vêm para aki chatear!!1
    3 vivas para os verdadeiros!!!
    fri

    ResponderEliminar
  11. hey tojo you look like a heart breaker wow i started like you. keep going you are a very good writer.bye everybody

    ResponderEliminar
  12. Também não sou, apesar de parecer..., muito ligado nessas cenas dos dias de ... mas o post serviu apenas de mote para mais "uns dedos" de conversa.
    A foto não é minha (sinceramente até acho que é um bocadinho gay)!
    Não são os posts que são bons, são os vossos comentários que dão vida ao blog.
    Até já!

    ResponderEliminar
  13. Boas Nicolau!
    É pá, avisa lá o Sr. Perfeito que se me quiser chatear, ok ‘tá-se bem porque eu não me importo, agora… andar a tratar mal pessoas que nem conhece e ser labrego, é pá isso é que não, ok?
    Diz-lhe também que a cura para a frustração não se procura chamando nomes e tratando mal os verdadeiros amigos nos blogs com falsos "nicks".
    Verdadeiros amigos fazem como o Petrus, defendem publicamente quem gostam.
    Outra coisa, avisa o Sr. Perfeito (e já agora o Skunk) que acções como essas deixam os verdadeiros amigos de rastos e desiludidos.
    Grande abraço Niko e avisa lá os teus amigos.
    Acredita que esses vão ser para toda a vida…

    ResponderEliminar
  14. men ate parece que eu conheço esse srº perfeito nao é meu amigo nem ele nem o skunk. deves tar a pensar coisas demim nao me interpretes mal.
    um abraço

    ResponderEliminar
  15. Bravo, Töjö,
    Como sempre, o que escreveste tocou profundamente a minha alma. (Saudades das tuas cartas! Lembras de quando nos escrevíamos, à moda antiga?... papel, caneta, envelope, selos e toda a tua sensibilidade derramada sobre a folha branca?... Pois é!...).
    Muito gratificante ler o teu texto. Dele desprende sensibilidade, energia, força, poesia... O som das tuas palavras repercute-se no Universo e volta em forma de pura beleza!
    Ótima escolha para assinalar a data em questão!
    Continua, amigo, a deleitar a nossa emoção e a fazer os nossos olhos brilharem com essa dança, que só se dança quando se tem a alma desnuda e o coração aberto para a vida! Ficamos todos enriquecidos e o mundo inteiro te agradece.
    Um forte abraço,
    AgLima.

    ResponderEliminar
  16. Olá, Susana,
    És das minhas! (Desculpa o "tu", força do hábito). O teu passeio é mais que isso, é uma grande viagem. À isso chama-se viver verdadeiramente, pois só a natureza pode devolver-nos o equilíbrio de que tanto precisamos. Obrigado por pertenceres ao grupo dos que a defendem e a amam. Somente os que amam são capazes de um gesto de defesa. Bem haja, tens a minha admiração!
    Um abraço,
    AgLima.

    ResponderEliminar
  17. Olá, Baldeador,
    E se os "e ses" forem motivo de limitação daquilo que a vida tem para nos oferecer?... E se as "????..." puderem levar-nos às "!!!!..." pelas belas coisas que a vida pode nos dar?... Fico a pensar "se" já refletiste sobre isso.
    Gostei do teu poema.
    Um abraço
    AgLima

    ResponderEliminar
  18. Olá, Niko,
    Desculpa-me pela intromissão, mas... desde quando as pessoas precisam ser cronologicamente jovens para terem uma criança dentro de si? Pelo que me consta, além das grávidas, claro, todas as pessoas sensíveis levam dentro de si essa criança. Sendo assim, são tb capazes de correr, saltar o cagalhão do cão (não aconselho isso às grávidas), dizer olá ao padeiro e correr o risco de levar uma cagadela de algum pássaro que sobrevoe as paragens naquele momento.
    Que faço, então, daqui de cima dos meus 90? Morro, me beatifico ou fico calado?...
    Gostei do teu comentário, pois deu-me razão para escrever-te isso. (Ñ te chateis, tá bem?).
    Um abraço, amigo,
    AgLima

    ResponderEliminar
  19. Este é o meu território....num primeiro instante, desprovido de vida...
    Entro...
    Que silêncio ensurdecedor....a colcha amarrotada é a minha companhia, teima em não sair do sofá, há um tempo que não se mexe...os dias vão! As riscas de vários tons vão-se esbatendo à medida que abro a janela. Só reparei hoje e tantas vezes que por ti passei e.....nunca desviei o olhar! Parece-me tranquila, feliz... Olhamo-nos sempre nos olhos!!
    Ouço um som turbulento que me agrada, feroz...veloz.... Reparo que se propaga na vertical, é mais intenso quando sinto as ondas nos pés! Absorvo cada movimento musical! É de noite e o barulho é proibido...quero conhecer este fora da lei! Tenho vontade de o pintar com a minha tinta invisível e..........
    Aproximo-me dele... rosadita e a gaguejar...dou-lhe os meus pensamentos, estou feliz por te ouvir... simplesmente por te ouvir...
    CARPE DIEM.... A vida acontece sempre no presente!

    ...E aquela colcha amarrotada que, aos nossos olhos não passa de matéria inanimada, está... simplesmente repleta de VIDA!!

    Gosto de pessoas bonitas e, aqui encontro muitas pessoas bonitas!

    AgLima, tu és uma delas!
    Sou tua fã desde o primeiro comentário...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. VIDA Ó VIDA, pois é mestre tójó
    (enfim... mestre será demais mas
    tá-se bem)a vida que tanto nos rala e tanto nos alegra!Bonito, agora comecei a chorar!Gostei deste post,muito profissional.
    Agora,um reparo,a foto realmente
    é super ABICHANADA!!Ó meu cuidado da próxima vez!Cor de rosa?
    SUSANA, quem és tu? se calhar até sei! Agradas-me,vou ver os passarinhos!

    ResponderEliminar
  21. desculpa aglima mas o meu comentário foi apenas para m meter com a susana mas agradeço a tua atençao, fico contente por seres meu amigo, tens toda a razao no que dizes. um abraço maior que o teu,
    amigo é uma palavra forte e sempre bem vinda.fica bem

    ResponderEliminar
  22. a sensualidade deste blog atingiu-me em cheio no coração...
    força para coninuar...
    um abraço
    fri

    ResponderEliminar
  23. Sim Xico... és uma pessoa razoável bastante equilibrada e super inteligente, e isso é fixe. Sou um previligiado em ter-te como colaborador no blog!
    PajÓ... um ser do outro mundo!
    Contagia qualquer pessoa com a sua energia e com seu humor elegante e inteligente. Fotografo de primeira (superior ao nivel Nat. Geog.), com um curriculo invejável!
    É pá tinha que fazer o teu perfil!!!:-)))
    Aglima... aquele abraço!

    ResponderEliminar
  24. Acho que devo aqui um pedido de desculpas ao Belo por comentários aqui feitos.
    Já não é a primeira vez que o digo e volto a fazê-lo, para mim é um grande privilégio fazer parte da turma de Artes Plásticas e Multimédia porque apesar dos esforços que faço (e que outros fazem...) diáriamente para conseguir trabalhar e estudar e ser pai e marido e ... ... ... para mim, conviver com esses mágnificos artistas foi das melhores coisas que me aconteceu e se voltasse atrás voltaria a fazê-lo. Miúdos que parecem adultos, adultos que parecem miúdos. A energia... os sorrisos... tudo
    Obrigado Belo!

    ResponderEliminar
  25. sempre houvi dizer, que para além da vida e da saúde, os amigos são o mais importante do world. Mas nem sempre damos conta disso a tempo. Pois é no fim de contas é o que se leva desta vida, para além de umas dores na espinha claro. Saudações para todos vós e bem hajam por existirem.

    ResponderEliminar
  26. Hoje acordei com uma vontade imensa de estar com vocês. Gosto da vossa companhia!
    Quando entrei no covil e li os comentários mais recentes, relativos a este magnífico post, fiquei apaixonada! Apaixonada pelas pessoas, pela vida! Como é bom saber que aqui há gente com grande coração, com sensibilidade, beleza...Que me arrepia, que mexe comigo, que me encanta...
    Do fundo do coração....fico feliz!

    Continuem sempre assim...

    Beijinhos e abraços a todos!!

    ResponderEliminar
  27. cá estou mais uma vez.... estou a ficar viciado por este blog... pois a vida é algo fascinante e nós por vezes não lhe damos o verdadeiro valor, pois o seu valor é a nossa riqueza vamonos deixar de ganancias e de sonhar com euromilhoes, pois ricos ja nos somos nem que seja só ricas pessoas... aproveitem ao maximo a vida e a liberdade mas com juizo
    fri

    ResponderEliminar
  28. Desconfio...
    que isto anda a ficar um bocado lamechas, não??
    Qualquer dia começam aí todos a fazer amor cibernético... bem, humor cibernético já se faz.

    Onde já se viu...
    um blog com o titulo COVIL DA BESTA, e nem MERDA se diz!
    Vejam lá isso senão qualquer dia dou em bichona...
    Beijinh... mm mmm desculpem, abraços (com voz grossa)!

    ResponderEliminar
  29. Olá, Flor de Liz,
    É verdade! Os amigos são o que de melhor podemos ter. Não precisa que sejam muitos, mas que sejam leais e que acima de tudo nos amem quando menos merecemos, pois é nesses momentos que mais precisamos deles.
    Afinal, amigo é o irmão que o coração escolhe.
    Beijinho, amiga,
    AgLima.

    ResponderEliminar
  30. Então, Töjö,
    Com quem aprendeste estas más maneiras?... comigo, juro que não foi! Mas, já que insistes: "meeeeerrrda prá todos"... com todo carinho, né?...
    AgLima

    ResponderEliminar
  31. AgLima é um prazer recebê-lo todos os dias no nosso cantinho dos sentimentos...
    Para quando uma visita ao centro do país, recordar aquelas SuperBocks que assistiam pela noite dentro às nossas conversas e esperavam em silêncio por mais um gole para libertar mais palavras?
    Para quando..?

    ResponderEliminar
  32. Pekerman,
    nem tudo é mau! Ficar viciado no blog não é mau, até porque o blog já está a ficar viciado em vocês!

    Flor de liz... é verdade... os amigos, as nossas mulheres e maridos, os nossos filhinhos, a nossa familia são o mais importante.

    Mota, vê lá se queres que eu te parta a cabeça...

    ResponderEliminar
  33. Bem eu tb acho que este blog esta muito soft... devia ser mais arrojado e só comentarios sensuais e filosoficos né... imagino a malta a escrever para o blog e pensar muito bem o que escreve pois nao pode vassilar....
    Tó-jó coloca lá um tema adequado...
    fri

    ResponderEliminar
  34. tem cuidado tójó, olha que para bichonas já chegam as que temos na familia :-)
    mais uma??? nnnnaaaaaoooooo!!!

    ResponderEliminar
  35. Com que então querem palavrões...muito bem!!
    Eu não sei se consigo dizê-los mas vou tentar:
    Filho da p......pu..pu.....não consigo....da...pu..pppppolicia.
    Carvalhos e folhas, yupi consegui!!
    Hummmm mais .... hummmmmmm
    Ah, ja sei....pppppu...pu...put.....que teve um bébé! Tive quase quase...bolas, fico danada!!
    Esta consigo, mmer...mer....merd.....cócó!
    Peço desculpa mas estou inibida, não tenho por hábito usar este tipo de linguagem, nem sem muito bem como se pronuncía.
    Fico danada, irada, diria mesmo, usando um termo mais forte, foribunda!!
    Xiça penico, eu bem que queria mas.....bolas!! Caramba, não consigo....cum caneco!

    ResponderEliminar
  36. Tive a pensar naquilo que escrevi. Peço as minhas sinceras desculpas para o caso de ter ferido a sensibilidade de alguém. Não era minha intenção, de todo! Depois de ter clicado em "fectuar login e publicar" pensei para os meus botões: acho que fiz MERDA! CONSEGUI :-)))) yupiiiii!!!! Fiquei com medo de ouvir a voz grossa do Tójó a dizer-me: Susana, tento na lingua !! Não te esqueças que estás a lidar com bestas com a sensibilidade à flor da pele!!! Se continuas assim sou obrigado a excluir os teus comentários!
    Por favor, perdão senhor, perdão...

    ResponderEliminar
  37. este texto está mesmo muito bom, pra alguem que dizia nao esrever nada, supreendeu-me :)

    ResponderEliminar
  38. Tójó queres abandalhar esta MERDA
    toda?!Ó pessoal força com o asneiredo bravio.A besta é que manda!Se isto der em abichanado mais vale acompanhar o circo das celebridades!!
    BEIJOS...O QUE??Não acredito que escrevi isto!!!F..das!

    ResponderEliminar
  39. Oiço "o sol está todo preto".. é noite. Queria estar triste. Não estou, sou um cubo de gelo com vida! Um cubo redondo e feliz.

    ResponderEliminar
  40. Great site loved it alot, will come back and visit again.
    »

    ResponderEliminar

Comentários