25 março 2006

O dia do casamento




Ainda me lembro como se tivesse sido ontem…
O alvoroço que se fazia sentir na cozinha não deixava ninguém indiferente, muito menos a mim, que me tinha deitado há 3 horitas atrás.
Ainda me ocorreu dizer em voz alta umas asneirolas mas nesse preciso momento entra a minha mãe no quarto e diz-me: Toninho, é o dia do teu casamento… já te levantavas, não?
Pronto! Não havia nada a fazer, era hoje!
Hey! Não me interpretem mal… aquele era o dia por que eu esperava há muito tempo. Mas tinha que ser logo hoje? Eu tinha acabado de me deitar!!!
(E ainda tinha a cara com vestígios da despedida de solteiro de há dois dias atrás!!)
Bem… passando à frente…
Desde cumprimentar pessoas que nunca vimos até à entrada na Igreja foi um instantinho. Não fosse a sessão das fotografias…
Às 9 da "matina" lá está o fotógrafo todo sorridente à frente do pior modelo do mundo que neste caso era eu mas podia ser outro qualquer.
Não sei o que terá sido mais degradante: as minhas poses ou os fotógrafos estarem a fazer um trabalho que eu não tenho a menor dúvida que detestam e mesmo assim estarem sorridentes.
Igreja, mais sessões de fotografias, mais beijinhos e chega a boda!
Boda? Mas quem é que inventou este nome para um dia tão especial?
Sempre pensei que no dia dos casamentos, os noivos não dessem atenção aos pormenores nem às pessoas e muito menos ligassem à comida… ERRADO!
Eu só não comi e bebi mais por vergonha!
E fico por aqui, não me vou prolongar mais senão chego à noite de núpcias…
De qualquer das formas, foi um dos melhores dias da minha vida que nunca irei esquecer e onde estava tudo excelente (tirando a porcaria da noite que não dormi…)

E sim, Toninho é o nome com que os meus pais, carinhosamente, me tratam!
Mas não espalhem muito por aí, ok?

(correcção ortográfica --- Susana Leão) :-))

a besta…

26 comentários:

  1. Bom dia, "Toninho"(!!!!!!...),

    Ups!... Olha só!... Fui o primeiro a chegar! Tô virando britânico, Sir! Até parece coisa de "noivo", doido prá se "enforcar".
    Pois é, "Toninho"!... parece que foi ontem! Infelizmente, quando dei por mim, tudo já se havia passado... à muito tempo. Tive pena, pois adoro comer/beber à fartasana e ainda por cima à borla. Que ocasião melhor que as "bodas"? e... ainda por cima tem-se a chance de dar um beijinho na noiva, né?
    O problema foi que, enquanto, aí na província, te preparavas para casar, eu, aqui na capital, tava sendo assaltado. Pois foi!... Levaram-me o telemóvel e não pude receber o convite para tão aprazível acontecimento.
    Mas o teu post veio bem a calhar; parece uma fotografia! Vejo a tua cara "amassada", a correria, o suor nas mãos, o coração meio acelerado, tua mãe a lembrar-te, sempre: "Toninho, não te atrases! Toninho!...", o sorriso amarelo do fotógrafo: "olhópassarinho!" (foge que ele vai c... na tua cabeça!) e... finalmente o grande momento: "SIM, ACEITO!).
    Mas, falta aqui qq coisa... Ah, já me lembro... a noite de núpcias; não contaste nada!... Assim não vale! Então, escondes o melhor da festa?...
    Não, tô brincando, não precisas contar. Não, não e não! Toninho, não insistas, não quero saber!...
    Bem, passados alguns meses, eis que, numa manhã, às 5 hs , (eu estava, ainda acordado à preparar uma exposição de fotografias) chega-me um msm, através do meu novo telemóvel: "...nasceu o meu filho...". Eras tu a dar a boa nova. Fiquei tão contente, Toninho!... tu nem imaginas quanto!
    Senti-me um pouco, tbém, pai... não tô exagerando... tio... sim, tio desse ser fantástico que trouxeste ao mundo.
    Por todos esses acontecimentos, em relação aos quais estive tão periférico, vou fazer-te uma visita, em breve para comemorarmos. Vai, pois, preparando aí, umas caixitas de SuperBocks "estupidamente geladas" que sede é o que não me falta.
    Desejo à ti e aos teus, assim como às bestas todas que têm o privilégio de visitar este blog, uma enxurrada de luzes e cores em suas vidas.
    Grande abraço
    AgLima.

    PS. Por mais que tente, continuo meio lamechas, não acham? Culpa desse saudosismo de... mer... de... shit! Ups!... Desculpa!

    ResponderEliminar
  2. ena falar de casamento!!!! nao estava nada preparado para uma conversa deste calibre - bolas!!!
    estava a espera de uma conversa sobre os problemas israelo-palestinianos isso sim um problema preocupante para o meu quotidiano!!!

    espero que continues com o calor do casamento todos os dias...

    fri

    ResponderEliminar
  3. Não fugiu à regra e foi num Sábado. Os convidados lá estavam. Cabelos encaracolados no seu melhor, roupas elegantes a brilharem com o sol intenso e, baton a combinar com a écharpe que cobria suavemente os ombros. Fotografia pra aqui, fotografia pra ali...agora atrás da árvore mais vistosa, agora naquele banco do jardim. E...chega à parte de nos sentarmos à mesa, num salão muito bem decorado, (não fossem vocês ter bom gosto...), a devorar comida, comida... até por o estômago, até então colado, feliz de tão cheio que está! O botão das calças vincadas rebentou, a gravata de Domingo soltou-se do colarinho apertado, a camisa de cetim enfeitou-se com uma nódoa e as posturas elegantes, que ficam bem, deixam cair a máscara......e, venha mais um gazela!! Esta, de cor cítrica, quase incolor, aroma fresco, paladar levemente ácido e com uma ligeira doçura, fez soltar muitas piadas que se seguiam de verdadeiras gargalhadas...Boa escolha!!! E olha o musicol, mais um passinho de dança, agora com este depois com aquele...ai que me pisaste o pé...caga nisso, fuma aí do meu charuto e venha mais uma gazela!! A noiva dança com os pés descalços, qual salto alto qual quê... é mesmo de meia branca....que vai ficando preta. Assim é que é, gostei de ver!! Beijo, beijo, beijo....ups, partiu-se um prato! Não faz mal hoje é dia de festa!!!
    Alegria, diversão e muita vinhaça, até por as pessoas esgotadas de tanto curtir!
    Eu até nem costumo gostar de casamentos mas este, sinceramente, foi o melhor que fui até hoje e diverti-me à brava, claro com uma ajudinha da gazela :-)))!!! Depois deste dia pensei: isto dos casamentos, afinal, até nem é assim tão mau...
    Parabéns Toninho e Lúcinha!!!

    ResponderEliminar
  4. Pois é... Ainda me lembro uns meses antes dizeres ..- É pá estou apaixonado e vou me casar!!... estavas tão emocionado e com uma grande bebedeira, que eu achei que estavas a brincar, mas depois quando passados uns dias me entregas-te o papelito com a data, eu realmente acreditei, e pensei este gajo está mesmo a falar a sério, bem já nada havia a fazer se não ter que comprar a camisinha e a famosa gravatinha e estar preparado para esse dia.
    Então nas véspera lá fomos todos para a despedida de solteiro, uma despedida com muito vinho, cerveja e com umas guitarradas...Lembras-te Tójó?... Foi uma noitada em casa do teu primo, mas que noitada, e depois fizemos.... bem o que fizemos fica para a memória de cada um, isto porque não vamos desmascarar o Tójó, sabem ele já é um homem casado e pai de filhos...
    Então lá chegou o famoso dia, lá fomos todos para casa do "toninho", alguns ainda "arregaçados", mas lá fomos, então lá andava a mãe, as irmãs, tudo aterefado.. - toninho olhas as horas, já estás atrasado. - toninho olha o laço que está torto!... Entretanto lá arrancamos para a terra da noiva, lá ia o toninho todo "pipi" no Buick do tio.
    Não podemos esquecer que o Buick era uma bomba relógio, com o toninho a tremer por todo o lado e com a bagageira cheia de carnes e vinho, para passar o tempo enquanto ele estava a tremer dentro da igreija, com os pais e as irmãs dela de olhos pregados nele para ver se ele não pisava o risco....
    Lá passou a fase critíca e lá foi toda a malta para o tacho, logo depois da fotografias no jardim da igreija e no coreto. Chegou-se à melhor parte todos a comerem e o toninho e a Lúcia sempre preocupados se estavam tudo bem e se estavam todos bem... lá começaram a aparecer as nódoas nos fatos as pessoas a estarem bem regadas, e toda a malta animada. Foi um dia maravilhoso.. - Ó toninho lembras-te de cantares em palco? Com um gajo completamente arregaçado, de laço azul enorme, feito de um enfeite das cadeiras e careca?
    ... Muito obrigado Tójó por eu ter feito parte desse episódio maravilhoso da tua vida.
    Um grande abraço e felecidades para voçês os três!!!......

    ResponderEliminar
  5. foi um dia fixe eu gostei muito até ouve uma sessao de quase karaoke. mas o pianista nao tava nos seus melhores dias(nunca teve)
    um abraço

    ResponderEliminar
  6. Este blog está delicioso! Viciante, diria mesmo!
    Quando vi "foto" que colaste ao post, por momentos fiquei a pensar: queres ver que este gajo revê o casamento dele nesta imagem! Não podia ser... como é que um casamento á lei da bala podia ter como fruto um "piqueno" tão giro (Ainda bem que não saiu ao pai!!!)? Depois passei os olhos pelos texto e percebi o quão deslocada estava a imagem da tua realidade. Nem podia ser de outra forma! Mesmo assim só te invejo numa coisa: vais poder ter um estado civil que muito dificilmente terei! Tou a brincar! UM ABRAÇO TÓJÓ! E já agora um beijinho à Lúcia pela pachorra que tem tido para te aturar...

    O Baldeador

    ResponderEliminar
  7. Olá malta!!
    Tive grandes dificuldades em entrar no covil. Tójó, aconselho-te vivamente a alargares a porta!! Não sejas preconceituoso! Dá oportunidade aos grandes de cá poder entrar... grandes de diâmetro, obviamente! Uma vez que já cá estou, vamos lá então falar do casamento, que foi o motivo que me trouxe aqui.
    Ora portanto, casamento apartamento!! Duma forma mais clara, quem casa quer casa!!
    Depois de analisar atentamente a foto do teu casamento, tenho-te a dizer que a noiva é linda...gosto particularmente dos seus seios riginhos e firmes (com todo o respeito, é claro)! Tu, loiro tingido, tás com ar de assustado. É devido à espingarda ou ao dedo que prime o gatilho?

    ResponderEliminar
  8. Niko, curti montes o dia do meu casamento... e uma das coisas que eu não vou esquecer foi o dueto de "jardins proíbidos".
    O gajo dos teclados... como é que eu podia esquecer isso!!!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Eu não quero que me interpretem mal... o post fala de casamento, mas não tem que ser o meu.
    Eu não tinha aqui espaço para escrever sobre o meu casamento, as emoções, as pessoas, a noiva...
    The Roadsailer, adorei a tua presença, assim como a do Niko, e outros que lá estavam. Aquilo fazia-me sentir seguro, fazia-me sentir bem.
    Foi o dia mais feliz da minha vida e também me lembro perfeitamente o cocktail de marisco das entradas no casamento do The Roadsailer e das guitarradas (fomos os últimos a sair de lá...)

    BALDEADOR, não foste ao meu casamento mas, é pá, eu aínda posso ir ao teu!!!:-))
    Obrigado pelos elogios e olha que passados 5 anos de casado o balanço é super positivo e eu voltava a fazê-lo se fosse hoje.
    Se tiveres a sorte que eu te desejo de encontrares uma mulher que te mereça, vai em frente!
    A cena está em tentar, pelo menos fazer um esforço para compreender a outra parte e avaliar as situações em que são ditas certas cenas.

    ResponderEliminar
  10. Não sei porque "disse" isto...
    F***-se pareço um conselheiro matrimonial!!
    É verdade, e a Susana, quem não se lembra da Susana e da Smol no seu melhor? Lindas!!

    ResponderEliminar
  11. Pekerman...
    Cheira-me que és solteirinho(a) e bom rapaz/rapariga, não?
    Acredita, casar é bom e no Inverno aquece a cama...
    Não, não é isso que estás a pensar (respeitinho, hã!). Quando vais para a cama já está quentinha... é só isso... sim, é só isso..


    AgLima, tive pena que o meu amigo brasileiro não tivesse vindo, mas parece-me que há aí uma visita prevista... não?
    Nessa altura marcamos o famoso jantar das bestas e essa frase: "estupidamente geladas" aqueceu-me o espírito!
    Obrigado... por tudo!

    ResponderEliminar
  12. Pois é pá, passados 5 anos, eu ainda tou para saber quem é o pai da noiva...

    ResponderEliminar
  13. Olá baleiaas(sassina?) Bonito nick!
    A porta do COVIL é grande e está aberta a todos.
    Como já disse aqui várias vezes, não existe condição especial para pertencer à Irmandade (isto soa montes de estranho...?)
    Vai entrando e senta-te!

    ResponderEliminar
  14. Há uma cena engraçada que acontece sempre nos casamentos e que me faz rir.
    Quando a malta está a “traçar” e a fazer “chin chin”, há sempre o momento do beijo dos noivos e depois dos outros casais que estão presentes....é da praxe! O que acontece à maioria dos casais (principalmente àqueles com mais anos de vida) é que ficam super envergonhados e sem jeito para dar o beijo, como se não soubessem fazê-lo e, muitas vezes, até nem o dão apesar da insistência. Umas vezes é a Maria que não quer, outras já é o Manel. Será que é timidez por darem um beijo em publico forçadamente ou será que já não sabem o que é um beijo?

    ResponderEliminar
  15. É lá o Tójó a falar de casamento, ainda por cima do seu.Tójó confessa
    que foi um dia deprimente!Pela parte que me toca,não gosto nada de casamentos,(por isso ainda não casei,f..das)mas por respeito aos
    noivos até vou.Mas é um dia de grande seca:1ºTer que ir à igreja(não é que seja contra mas pra mim não dá,e depois a gaja chega sempre atrasada),
    2ºApanhar a seca das fotos, tiradas muitas vezes com gente que nunca vimos
    3ºFinalmente quando chega a hora da comezana(a melhor parte)isto lá
    para as 4 da tarde,quando os empregados nos acabam de encher os pratos,quando finalmente vamos começar a dar ao serrote,aparece sempre um cabrão que pega no garfo,
    começa a bater com ele violentamente no prato enquanto vai dizendo estas singelas palavras!!
    "É pró noivo e prá noiva!É pró noivo e prá noiva"
    É pá,isto é deprimente!
    Já agora: TONINHO?!!
    Hasta

    ResponderEliminar
  16. Zena de... Maizena?
    Sabes como é, o pessoal fica timido com toda a gente a olhar. Então já não te lembras como foi no teu?
    Eu lembro-me como se fosse hoje...
    O teu marido tinha acabado de sair da prisão...
    Quando foram a dar o beijinho ele tirou a placa dos dentes e deixou-a cair no creme de legumes. Lembro-me tão bem!!!
    Aquele carapau cozido estava um espectáculo!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  17. Mota, em algumas coisas tens razão mas olha que nem tudo é mau!
    Aínda me lembro no teu casamento...
    a tua noiva apareceu lá aínda com o colete de forças. Gostei bastante!
    :-))
    Brincalhão!!

    ResponderEliminar
  18. Zena...maizena? NAHHHHHHH!!! A origem deste nome tem a ver com um problemazito que tenho nas fossas nasais. É um problema de nascença. Vou-te dar um exepmlo concreto: não consigo dizer: "hey que cena", então digo sempre "hey que zena"!! Espero que tenhas ficado esclarecido...mas isto só acontece com esta palavra, por isso, não posso dizer que sou fanhosa!
    Quando me falaste em casamento eu pensei: "agora é que foram elas...ai agora é que meu maneio, ai agora é que me eu rebolo, nos braços do meu amor, ai agora é que me eu consolo..." Já não me lembrava do dia do meu casamento...pois, é verdade, mê home tinha acabado de sair da prisa e foi um problema para por a aliança porque cortaram-lhe os pulsos, lembras-te? E como sempre apareceu bêbado...é um desgraçado, já o pai era igual! Mas olha correu tudo bem, é o que interessa! Com muita saudinha!! Que memória a tua Tójó...a placa foi outra comédia, mas acho que deu aquele sainete, aquele toque de trás da orelha...ao creme de legumes! Fartaste-te de repetir que eu lembro-me, aquilo é que foi marfar...ah pançudo!! Ai o carapau, o carapau...com aquele molhinho escabeche, o alho cortadinho aos bocadinhos, regadinho com um fiozinho de azeite, uma pitadinha de sal e a pontinha de louro tava...daqui!! Foi comer e chorar por mais!! Já fica a receita para quem quiser apreciar este mangiar dos deuses...fenomenal!
    Quando casarem já sabem...carapau!! É o verdadeiro sucesso!!

    ResponderEliminar
  19. Ai o carapau...! esse delicioso pitéu! Nunca hei-de esquecer a forma como tu o comias directamente da canastra, qual besta esfomeada!
    Podias era ter ficado só pelos 3 garrafões de água pé, mas não..., tinhas que continuar a beber bagaço até cair nos braços do tê maneli que coitado ao mesmo tempo segurava a prótese.
    Foi cá uma zena, desculpa, cena. Ando meio fanhoso, sabes como é...
    Quando fores à prisão dá lá um abraço ao meu compadre.
    BJ

    ResponderEliminar
  20. Baleiasas...é uma baleia com asas ou ,como diz o Tójó, uma baleia assasina? Se for a primeira hipótese fico espantada com o avançar da ciência e da tecnologia e, quero ver-te a sobrevoar o meu telhado! Se for a segunda, da próxima vez que cá entrar tenho que vir com colete à prova de balas, pois suspeito que tu és a personagem que segura a espingarda. Portanto, a questão que tu colocas é muito simples. Espingarda ou dedo? Eu acho que o Toninho estava com medo das duas...sem dedo não se prime o gatilho e aquele dedo é teu!! Sua ganda maluca, querias a Lúcia para ti não era? xiuuu, isto fica só entre nós...
    Dá cá um aperto de mão amiga! Tou contigo...também queria a Lúcia para mim, mas o Tójó é danado! Atenção, não é a Lúcia pastorinha, não confundas...é a Lúcia S.Joaninha! Eu sei que é parecido...
    Qual é a próxima vítima?

    Um abraço!

    P.S Entra sempre pela porta principal, aqui não há consumo mínimo! Tás na boa tás na boa YOYO

    ResponderEliminar
  21. Hey Tójó deixaste-me deprimida e nostálgica....que rico carapau, que saltava, rodopiava, guinchava...que saudades...aquele cheirinho a maresia e eu comia, comia...isto é poesia, amigo, poesia!
    A água pé, ai a água pé...essa era uma fixe! O que nós brincámos, meu Deus, o que nós brincámos...Contigo não havia misturas só brincavas com o pipo, voces tinham uma relação que toda a gente invejava...e nós sempre: "Tójó, Tójó anda e deixa o pipo" lembras-te? Era uma zena...
    O abraço ao Maneli já ta dado (ele chorou um bocadinho quando lhe falei de ti). Tou com ele aqui na prisa! Mas agora, o que me maneia e o que me consola, já não são os braços do meu amor mas este monitor! Vês como eu continuo poeta, já daquele tempo vê lá...
    Ai que saudades que batem no meu peito...Vou chorar um bocadinho, com licença...

    ResponderEliminar
  22. Então tu és o homem das matanças...
    Chega-te à frente que estás no sitio certo!
    Villa Real é longe, mas se maomé não vai à montanha... vai lá o irmão dele!

    ResponderEliminar
  23. então minha gente, tudo dorme...
    ou estão a pensar no vosso casamento???

    ResponderEliminar
  24. oh toninho, meu pequerrucho*
    só faltava dizer pq q nao dormiste, não?

    ahaha nao comer mais por vergonha, sim sim!

    ResponderEliminar
  25. És uma mente badalhoca!!!
    Não dormi porque... porque... bem, porque... sabes como é, aquelas coisas...
    Não tinha sono, pronto!!
    ;-)))

    ResponderEliminar
  26. I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
    »

    ResponderEliminar

Comentários