22 abril 2006

25A


Mais um 25 de Abril que se aproxima.
Ele é discursos, liberdade, antigo regime, os Capitães, medalhas, condecorações, mais discursos, PIDE/DGS, cravos, MFA, ...
Já passaram 32 anos e antes do 25A Portugal era Fátima Futebol e Fado, e agora, é o quê?
Para ser sincero estou farto das comemorações do 25A. Fartinho!!!!
Comemorar o quê? A liberdade? Mas de quem?
Somos agora livres para vivermos presos a um País de políticos mediocres? E de directores de empresas privadas e organismos do estado sem visão de futuro?
Os militares revoltaram-se, e os políticos da oposição exilados ocuparam em alternância, os bancos do poder. Como os políticos lucraram tanto com o 25A é por isso que não desistem de o comemorar sempre. É a revolta dos Porcos.
Vamos ser sinceros, comemoramos o 25A como comemoramos os descobrimentos e Aljubarrota e ... vivemos virados para o passado de costas voltadas para o futuro porque lá no fundo quem é que acredita que estamos ao nível do resto dos países da Europa?
Continuamos orgulhosos de termos sacado mais subsídios da CEE, quando o que deviamos ter como objectivo era podermos dizer orgulhosamente:
- Já não necessitamos de subsídios, agora estamos em condições de pagar para os países de leste que acabaram de entrar se desenvolverem.
Estou farto do 25A. Até me dá vómitos!!!!
Não tenho culpa de não saber como era antes do 25A e por isso não lhe dou o valor que outros lhe encontram.
Só sei uma coisa, o 25A da minha geração está por fazer.

Tem dias que acordo assim, azedo. Desculpem qualquer coisinha ...

28 comentários:

  1. "Comemorar o quê? A liberdade? Mas de quem?
    Somos agora livres para vivermos presos a um País de políticos mediocres? E de directores de empresas privadas e organismos do estado sem visão de futuro?"

    A resposta é comomarar a possibilidade de escreverestas verdades sem receios!!

    Por mim continua a ser o feriado que dou mais valor, embora concorde com o ridiculo das cerimonias!

    25 Abril Sempre
    Abraços
    Jorge

    ResponderEliminar
  2. UFA!!! Antecipaste-te... e aínda bem porque este post está muito bom! PARABÉNS!

    Eu acredito no 25 de Abril!

    Sei que o que te move para este desabafo é a revolta de sermos um país tacanho e sem grandes perspectivas de futuro, mas não podemos tirar a importância que teve essa revolução para nós.
    O quão determinante foi essa revolta para todos os sectores.
    Corrupção em cargos de poder sempre houve e haverá, não só em Portugal mas em todo o mundo... O pessoal tem é que denunciar as situações que vai conhecendo e manifestar-se, juntar-se, fazer barulho e pequenos vinte cincos de Abril!
    "e ... vivemos virados para o passado de costas voltadas para o futuro(...)" Tens toda a razão!
    Mas é a inércia que nos move, porque lutar contra a corrente custa e o pessoal não está para se chatear.
    É por isso que eu acho que "aquilo" dos Descobrimentos foi tudo uma palhaçada e o que eles queriam era gajas!!!

    MUITO BOM FRANCISCO!!

    25 DE ABRIL, SEMPRE!!!
    25 DE ABRIL, SEMPRE!!!
    25 DE ABRIL, SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  3. Altamente Xico!!
    Gostei do desabafo, mas ainda bem que se deu a revolução senão ninguém ia saber que tinhas acordado azedo...

    "Antes do 25A Portugal era Fátima Futebol e Fado, e agora, é o quê?"
    Agora é morangos com açucar e DZRT...uma comédia!!

    "...O POVO É QUEM MAIS ORDENA..."

    O problema é que o povo tornou-se uma massa estúpida...
    A mentalidade, essa...está muito aquém...e enquanto não mudar, nunca avançaremos!

    Quanto às cerimonias são outra comédia...

    25 DE ABRIL SEMPRE!!!

    Ainda bem que nasci num "governo do povo para o povo"!!! Ou que deveria ser...

    ...compreendo perfeitamente a tua revolta!

    De qualquer das formas,

    25 DE ABRIL SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  4. Acho que vou dar o endereço deste blog aos meus pais...Seria interessante ler o comentário deles em relação a este tema!
    Eles sim, viveram o "drama"...e concerteza dão o devido valor a esta data memorável!!!
    Pelo que sei, na aldeia, dizia-se "Golpe de Estado em Lisboa..." Mas acho que as pessoas que viviam em sitios mais "fechados", se é que se pode chamar assim, uma vez que o país estava todo "fechado", nem tinham bem noção do que estava a acontecer...E ainda bem que aconteceu!!!

    "...A LIBERDADE É UMA MALUCA QUE SABE QUANTO VALE UM BEIJO..."

    A forma como é aproveitada é que já é outro assunto...

    VIVA O 25 DE ABRIL!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. desculpem mas eu sou contra politiquisses no blog.
    isso do 25 ou 26 pra mim é tudo uma boa bosta.
    nao percam tempo a pensar em pouliticos

    ResponderEliminar
  6. É isso mesmo Tójó, todos os dias, eu gostava de poder comemorar o meu "pequeno 25 de Abril" desse dia.
    Sem dúvida que foi por causa das "gajas" e os padrecos eram os piores ...
    Niko também tive receio e muita hesitação de lançar este post. O Covil é um sítio que me é muito querido e falar de politica é suja-lo, conspurca-lo. Não entendas como politiquisse é um desabafo a política afecta-nos quer se quiera quer não.

    Viva o 25 de Abril de 74, o de hoje e o que vamos fazer amanhã.

    ResponderEliminar
  7. a zena é a culpada,, fikei curioso e resolvi vir aki.
    continuem que eu vou estar atento
    está bom de+ este post
    MR

    ResponderEliminar
  8. Grândola vila morena
    Terra da fraternidade
    O povo é quem mais ordena
    Dentro de ti ó cidade!

    Sem o 25 de Abril não estavamos agora a esfregar as mãos e a dizer: "amanhã vou dormir até ao meio-dia..."
    É impressão minha ou Portugal é o país que tem mais feriados?
    Até acho que a culpa disso é a unicer...

    ResponderEliminar
  9. Ah! Boas notícias!
    O covil já está novamente disponível pela pesquisa no Google.

    -Estás preparado(a) para entrar?-

    ResponderEliminar
  10. ora eu acho o 25 de Abril altamente, pois um feriado sabe mesmo bem, e agora estarem a dizer "Aí não devia existir 25 de Abril" então passavamos de 24 para 26 de Abril, e como íamos explicar aos mais novos que em Abril aguas mil faltava um dia. As comemoraçoes é outra treta pois fazem discursos e cravos vermelhos, se fosse uma balente patuscada com meia duzia de porcos no espeto e uns almudes de tintol e convidassem toda a gente pois a popularidade do 25A aumentava é logico, agora ir para uma comemoração e nao existir nada para comer e buer isso é ke não!! O lema do nosso povo é Comer e Buer

    ResponderEliminar
  11. ... e a saga continua, post após post estas bestas não param de me surpreender!
    25A deveria ser sempre que o homem quisesse!, o problema é que nós não queremos e continuamos agarrados a mentalidades ditatoriais que interessa preservar para que alguns barrigudos continuem a encher os bolsos e as páginas de jornais! A censura descarada continuou a minar este país e pior que isso, mudaram-se as caras mas continuaram os ladrões! O regime chama-se agora EUROS! Grande diferença, antes chamava-se ESCUDOS...

    Um cravo de esperança para todos vós!

    O Baldeador

    ResponderEliminar
  12. 25 Abril sempre!!!
    SMPRE, SEMPRE, SEMPRE!!!!

    "Nao me obriguem a ir para a rua gritar"!!!

    Que é já tempo de embalar a trocha e zarpar...la la la la....

    UM, DOIS, TRÊS....CRAVOS PARA TODOS!!!

    ResponderEliminar
  13. Mas... mas... foi isto??
    O 25 de Abril foi isto? Então aonde é que estão os foguetes, a euforia, os cravos ao peito e os hastear de bandeiras?? Hein??
    Eu só ouvi falar de uma fanfarra... então e o fogo de artificio? FONIX!!!
    Nem uns tiritos de caçadeira sequer?
    Estamos reduzidos a isto...
    Umas comemorações na TV e nada mais. E aínda só passaram 32 anos...
    Pois é, isto não passa mesmo de mais um dia sem trabalhar, e sem escola.
    Mas alegrem-se!!! P'rá semana temos outro feriado!!
    É por quê mesmo?

    ResponderEliminar
  14. susana essa frase de : "o povo tornou-se uma massa estupida" não me é nada estranha...
    parabéns xico pelo post, esta mt fixe...

    ResponderEliminar
  15. Já passou + 1 25 de Abril, nao fui para a rua gritar, nem me dei conta que já era tempo de embalar a trocha e zarpar, tb não fiz ...la la la la.... até pq gosto mais de tiririri tiririri... :-))
    Não fiz NADA. O quê para a semana há + 1 feriado?! Para a semana é que vai ser, vou lavar o carro, aparafusar aquela ripa, tirar umas fotos lindas, escrever 1 post lindo, arrumar as contas, ler 150 páginas, fazer aquele trabalho que já dura desde Outubro, desfragmentar o disco, fazer cópias de segurança, reinstalar o explorer, acabar o furo no armário, andar de bicicleta, ... Ha carago aquilo é que vai for.

    ResponderEliminar
  16. ... agora falando sério, 25A não é o dia da festa de S. Marcos em Santiago de Besteiros??? Esta festa realiza-se no famoso monte de S. Marcos onde se encontra a capela que serve de abrigo ao dito santo. Neste monte cresce uma espécie de tojo que muito tem intrigado cientistas de todo o mundo pois inexplicavelmente neste monte esta planta neste dá flores de látex!!! Vocês sabem do que eu estou a falar...

    Ass: O Baldeador

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Pois...
    Há relatos de pessoas que já viram essas flores ali para os lados da mata de Tondela ao pé da feira. Diz que nascem do nada... é uma espécie de fungo!
    ;-))

    ResponderEliminar
  19. El Matador,

    Es un españolito muy amable!
    Come va tu hermano? Ya sabe decir "vale vale"?

    Besitos para los dos!

    ResponderEliminar
  20. "Nao fui para a rua gritar, nem me dei conta que já era tempo de embalar a trocha e zarpar, tb não fiz ...la la la la.... até pq gosto mais de tiririri tiririri... :-))
    Não fiz NADA"!!
    Pois é Xico, aqui é que está o grande problema! Há aquele que diz que eles falam, falam, falam mas não dizem nada (e não se engana!!). Neste caso, eles falam, falam, falam mas NÃO FAZEM NADA!
    As pessoas vivem revoltadas contra o sistema, mas vês alguém a fazer alguma coisa para mudar? Toda a gente fala mas ninguém se mexe!!!
    Concordo plenamente com o Tójó quando diz "O pessoal tem é que denunciar as situações que vai conhecendo e manifestar-se, juntar-se, fazer barulho e pequenos vinte cincos de Abril!"
    Se em vez de falarmos tanto fizessemos tanto, aí secalhar as coisas funcionavam doutra maneira! Para além disso, se a vaidade fosse sinónimo de riqueza estávamos milionários!! Vamo-nos deixar de manias e de exibir o que temos e o que não temos!! O consumismo, o materialismo e a ambição doentia que vejo à minha volta, é que me dá vómitos!

    Um beijinho para todos!

    Apesar de tudo, adoro PORTUGAL e tenho orgulho em ser Portuguesa!!!

    El Matador, uma das nossas grandes qualidades é sermos hospitaleiros! A Susana até fala contigo em espanhol e tudo! Gostava de te ver a escrever PORTUGUÊS...Vais ver como te vais apaixonar pela nossa Língua, que é tão especial!!!

    Saludo

    ResponderEliminar
  21. Olá el matador e restantes!!
    Pois é, devias aceitar o desafio da zena e começar a escrever em português, vais ver que não doi nada...
    Temos gente nova no covil, o cruzzzz com grande sentido de humor(obrigado pelo comentário!), o jorge que não conheço mas que será um enorme prazer recebê-lo aqui no blog, o "mr" que conhece a zena e veio cá para nos visitar (obrigado)e depois os habituais:o baldeador com o nivel que lhe é caracteristico, a reaparecida smol com os seus curtos mas objectivos comentários, o niko rapazinho sem tabus que não tem problemas em comentar as cenas (desculpa as politiquices), a nossa já conhecida susana que dispensa quaisquer comentários, xicote um dos administradores do blog e um dos bloggers mais conceituados da blogosfera, zena a amiga assidua que dispensa apresentação, MAS AGORA EU PERGUNTO: " MAS POR ONDE ANDA O AGLIMA? E O MOTA? ALGUÉM OS VIU POR AÍ?

    ResponderEliminar
  22. E o the roadsailer esse ganda maluco? Onde andará ele?
    Que caminhos andará ele a navegar??

    ResponderEliminar
  23. Zena, o post foi o meu "pequeno vinte cinco de Abril!" Foi trazer a comemoração para o nosso nível. Comemoração rima com discussão. Trocar ideias, não estar de acordo mas não desistir de caminharmos juntos, acho que este é o espírito de Abril.

    ResponderEliminar
  24. Xicote, como dizes tu e bem:

    "COMEMORAÇÃO rima com DISCUSSÃO"

    ...e com LIBERDADE DE EXPRESSÃO...OPINIÃO...CONSTRUÇÃO!!!

    Tiveste bem com este post, deu para a malta trocar ideias...que é o que mais curto no covil! Dá-me um gozo enorme, vir aqui e ler os comentários do pessoal...já aprendi algumas coisas neste espaço e isso é bom! E os posts, sem dúvida nenhuma, são do melhor...daí a minha assiduidade! Tou sempre atenta...

    Parabéns pelo teu trabalho!

    CONTINUA....

    ResponderEliminar
  25. Visitar o Covil é das coisas que faço com mais gosto. Tenho orgulho de pertencer a esta "tribo". Zena, aparece sempre és uma "lufada de ar fresco". (lufada, de onde é que fui buscar isto!? Deve ser da fraqueza, vou almoçar.)

    ResponderEliminar
  26. Pajó, os parabéns são merecidos sim, mas não sou eu o merecedor porque foi o Xicote o autor destas magnificas reflexões. Ele sim, tem todo o mérito!!
    Obrigadão Pajó!!

    ResponderEliminar
  27. I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
    »

    ResponderEliminar

Comentários